DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Golpe com falsa oferta de emprego promete ganhos ao realizar tarefas simples

Recebeu um contato de um suposto recrutador com a oferta de dinheiro para curtir vídeos, avaliar produtos e realizar outras tarefas simples? Então é bom ficar atento: golpistas estão se passando por empresas conhecidas para oferecer um emprego que não existe e atrair novas vítimas para o “golpe das tarefas”.

O esquema de fraude foi alertado recentemente em uma publicação do Magazine Luiza no LinkedIn, para conscientizar sobre abordagens envolvendo processos seletivos e que utilizam o nome de marcas conhecidas para dar mais credibilidade ao golpe.

A abordagem se baseia na promessa de ganhos através de ações simples. Para isso, agentes maliciosos se passam por um recrutador de alguma empresa, como o Magalu, e entram em contato através do WhatsApp ou Telegram para oferecer dinheiro para a execução de pequenas atividades para um emprego falso. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O golpista contata a vítima com uma mensagem inicial amigável e convidativa, que apresenta a oportunidade de ganhos diários através de tarefas como avaliar vídeos ou serviços, compartilhinks e até seguir páginas em redes sociais. O objetivo das atividades podem variar, mas visam obter visualização e compartilhamento de redes sociais e sites.

No começo, pagamentos de pequenas quantias até acontecem para dar mais confiança às vítimas. Depois, o falso recrutador solicita pagamentos, como transferências via Pix, para aumentar os ganhos, mas o retorno nunca acontece.

“[Os golpistas] visam atingir pessoas em vulnerabilidade econômica que precisam de emprego ou uma renda extra que buscam suprir alguma necessidade urgente. Então, com táticas de engenharia social, conseguem ludibriar e extoquir essas vítimas”, disse o analista de segurança da informação da Tripla, Rafael Magioli. 

Como se proteger do golpe

Confira algumas dicas para não cair nesse golpe:

  • Desconfie de ofertas muito boas para ser verdade: se uma tarefa ou trabalho parecer fácil demais e oferecer um pagamento alto, investigue antes de aceitar;
  • Desconfie de urgências: tentantivas de fraude frequentemente criam um senso de urgência para pressionar você a agir sem pensar;
  • Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras: nunca forneça dados sensíveis, como CPF, senhas ou informações bancárias, sem verificar a legitimidade do solicitante;
  • Verifique a fonte: certifique-se de que a oferta de trabalho ou tarefa vem de uma fonte confiável. Pesquise sobre a empresa ou pessoa que está oferecendo e como ela realiza processos seletivos;
  • Cuidado com links suspeitos: não clique em links enviados por desconhecidos ou em mensagens que pareçam suspeitas. Assim como não acesse perfis e sites que aparentam ser duvidosos. 

Se você caiu no golpe, entre em contato com o seu banco imediatamente — especialmente se usou o Pix para acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Também é recomendável fazer um boletim de ocorrência.

Leia mais:

VÍDEO: PARE de pagar as suas contas por E-MAIL

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box