DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Gigante chinesa chegou: 8 celulares da Vivo (Jovi) que queremos ver no Brasil

A Vivo anunciou na semana passada que iniciará sua operação no mercado brasileiro de celulares, com o novo nome Jovi. Embora a companhia ainda não tenha começado as vendas de nenhum modelo, notícias recentes já permitem entender um pouco mais da estratégia da empresa no país para um futuro próximo. 

Em uma política parecida com a de outros marcas chinesas que operam no Brasil, a Jovi deve dar maior atenção aos celulares acessíveis e intermediários. Veja abaixo uma lista com alguns dispositivos que o Canaltech quer ver no Brasil:

  1. Vivo V50/V50 Lite 5G;
  2. Vivo Y100;
  3. Vivo Y29/Y39;
  4. Vivo X200/X200 Pro/X200 Ultra.

1. Vivo V50/V50 Lite 5G

O Vivo V50 é o aparelho com maior probabilidade de chegar primeiro ao Brasil, já que aparece como um dos dispositivos mostrados no site oficial da companhia para o país. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O smartphone é um típico intermediário, com processador Snapdragon 7 Gen 3. Suas versões incluem 8/12 GB de RAM, e 128/256/512 GB de armazenamento interno — embora não seja possível afirmar que todas as configurações serão disponibilizadas. 

Um dos maiores destaques do V50 está na sua bateria, já que ele tem grande capacidade de 6.000 mAh. Na prática, é um número melhor que os vistos em potenciais concorrentes, como o Motorola Edge 50 Pro. 

Vivo V50
Liinha V50 deve ser a primeira a chegar ao Brasil (Imagem: Divulgação/Vivo)

Potenciais concorrentes:

  • Samsung Galaxy A56: um dos intermediários com maior potencial de vendas no Brasil em 2025;
  • OPPO Reno 13/13F: também chineses, foram lançados recentemente no Brasil no retorno da companhia chinesa;
  • Redmi Note 14 Pro/Pro Plus: os celulares da Xiaomi também costumam figurar entre os mais populares no Brasil, e por isso devem fazer uma disputa acirrada contra os Jovi.

Além do V50, também é esperada a chegada do V50 Lite 5G, dispositivo que já passou pela Agência Nacional de telecomunicações, e se destaca pelas recargas rápidas de 90 W. 

2. Vivo Y100 5G

Para que a Jovi tenha uma linha completa de smartphones, também é necessário trazer um modelo mais acessível.

O Vivo Y100 5G se encaixaria no segmento voltado para os consumidores com perfil de uso mais básico, e seria uma opção razoável entre os celulares baratos com suporte para 5G. 

Em vez disso, notícias recentes apontam que a Vivo vai trazer o Y19s como uma de suas opções mais baratas para o mercado nacional.

No entanto, o aparelho peca por não ter suporte para a geração atual de conectividade móvel — algo que já tem aparecido mesmo nas opções de entrada de rivais como a Samsung, por exemplo. 

Embora tenha outras especificações mais simples, como a câmera frontal de apenas 5 MP, o Y19s se diferencia por trazer certificação IP64 contra água e poeira, além de durabilidade de grau militar. Resta saber se a ausência do 5G não o comprometerá logo no início. 

Vivo Y100
Em vez do Y100, Jovi deve optar pelo Y19s (Imagem: Divulgação/Vivo)

Potenciais rivais:

  • Galaxy A06: o rival feito pela Samsung costuma levar vantagem por fazer parte de uma rede mais consolidada no país. Além disso, a versão 5G acaba de ser lançada no Brasil, e sai levando vantagem em termos de durabilidade;
  • Realme C75: a opção baratinha da Realme também chegou ao mercado nacional há pouco tempo, com IP69 e bateria gigante de 6.000 mAh. Entretanto, falta o 5G;
  • Redmi Note 14 4G: outra alternativa comumente procurada no segmento é a linha Redmi Note 14. Sua versão 4G tem câmera principal de 108 MP, a maior resolução entre os aparelho citados.

3. Vivo Y29/Y39

A estratégia de lançamentos da Vivo inclui o Y29 como uma de suas opções para o mercado brasileiro. Contudo, o Y39 também seria uma opção razoável para brigar entre os intermediários acessíveis. 

Vivo Y29
Jovi Y29 deve ser nova opção intermediária básica no Brasil (Imagem: Divulgação/Vivo)

Na prática, Y29 e Y39 não são tão diferentes entre si. Ambos trazem tela de resolução HD, conjunto de câmeras básico com sensor principal de 50 MP, e alta resistência contra água e choques físicos. 

Por outro lado, o Y39 tem uma bateria com capacidade mais alta (6.500 mAh), e um processador mais avançado (Snapdragon 4 Gen 2). Mesmo assim, o Y29 não fica tão atrás — com 5.500 mAh e Dimensity 6300 —, e por isso também promete ser uma opção competitiva no Brasil. 

Principais concorrentes:

  • Galaxy A16: mais uma vez, o aparelho da Samsung leva alguma vantagem por já ser conhecido do público brasileiro. Também se destaca por ter seis atualizações do Android garantidas, o que deve dar grande longevidade;
  • Moto G35: a opção da Motorola tem visual estiloso e conjunto de especificações relativamente equilibrado;
  • Redmi Note 14 5G: uma alternativa comumente associada a números mais avançados de performance, já que tem processador MediaTek Dimensity 7025 Ultra e até 512 GB de armazenamento interno.

4. Vivo X200/X200 Pro/X200 Ultra

A chegada de marcas da China não costuma ser marcada pelo lançamento de dispositivos topos de linha. Empresas como a Xiaomi e a OPPO operam apenas em níveis intermediários e básicos, por exemplo. 

Vivo X200
Chegada de celulares topos de linha é improvável (Imagem: Divulgação/Vivo)

No entanto, o anúncio de modelos avançados seria suficiente para mexer com esse segmento no Brasil, marcado por poucas opções que rodam o sistema operacional Android. 

A linha X200 é composta por três modelos, com destaque para a variante Ultra, que tem processador Snapdragon 8 Elite e versões com até 1 TB de armazenamento interno.

Contudo, os melhores atributos ficam na parte de câmeras, já que ele tem uma lente de zoom associada a um sensor de 200 MP — algo que seria inédito no mercado nacional. 

Principais rivais:

  • Galaxy S25 Ultra: o topo de linha da Samsung é o mais conhecido do Brasil no segmento, com câmera principal de 200 MP e zoom de até 100x. O dispositivo ainda é repleto de recursos de inteligência artificial (IA), por meio do Galaxy AI;
  • Realme GT 7 Pro: outra opção vendida no Brasil com 8 Elite. Tem uma bateria de 6.500 mAh e recargas de 120 W entre seus principais destaques;
  • iPhone 16 Pro Max: não há como falar de celulares topos de linha sem mencionar as opções da Apple. O smartphone costuma ser referência em qualidade de câmeras, além de apresentar um sistema operacional confiável com o iOS.

Leia mais no Canaltech:

Saiba os cuidados que você precisa tomar ao trocar de celular:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box