Ryzen Threadripper 9985WX de 64 núcleos e mais modelos Shimada Peak aparecem
A nova geração de processadores Threadripper da AMD, baseados em Zen 5, aparece há algum tempo em vazamentos pelo seu codinome Shimada Peak. Agora, no entanto, começam a emergir documentos de transporte chamando as novas CPUs de alta performance pelo nome comercial que provavelmente vão adotar.
O vazamento da vez menciona o Ryzen Threadripper 9985WX, modelo de 64 núcleos que já havia aparecido em vazamento anterior sem o nome. Ele foi listado em documento de transporte, acompanhado do Ryzen Threadripper 9955WX e do 9945WX, as variantes Shimada Peak com 16 e 12 núcleos, respectivamente.

Os novos modelos se juntam aos vazamentos anteriores que listaram o Threadripper 9975WX de 32 núcleos e o 9965WX, com 24. Ou seja, a linha está basicamente completa nos documentos de transporte, só falta aparecer o modelo mais avançado pelo nome.
Ainda em novembro do ano passado tivemos o aparecimento de um processador AMD Shimada Peak de 96 núcleos, que deve ser o topo da nova linha Threadripper baseada em Zen 5. Espera-se o nome comercial 9995WX para o produto, mas ele ainda não apareceu em vazamentos como os outros.
Novos Threadripper mantêm o TDP?
Infelizmente o documento da vez não oferece mais informações sobre os processadores além de seus nomes. Ele não informa clock, por exemplo, mas menciona novamente o TDP de 350W, além de compatibilidade com o socket SP6.

Isso leva a crer, segundo o VideoCardz, que a AMD deve manter o TDP de 350W para a nova geração de seus processadores de alta performance. A não ser que apenas o modelo mais avançado seja mais exigente de energia, é o que indicam os vazamentos.
Notícias relacionadas:
- CPUs AMD Threadripper 9000 com 96 e 16 núcleos Zen 5 aparecem em manifesto
- AMD Ryzen Threadripper 9975WX e 9965WX “Shimada Peak” aparecem em vazamento
- Manual de placa da ASUS pode indicar 3D V-Cache em processadores Threadripper
Por fim, vale lembrar que já tivemos alguns rumores de que a Shimada Peak pode ser a primeira geração com um Threadripper dotado de 3D V-Cache – ou seja, um modelo X3D. Se o boato estiver correto, pode ser um componente que chega depois ou quem sabe o modelo high-end vai adotar a tecnologia, e por isso a AMD estaria sendo mais cuidadosa com o vazamento de seu nome. No momento, entretanto, temos apenas especulações.