Preços dos chips da Apple, Qualcomm e MediaTek devem aumentar em breve
O segmento de tecnologia continua passando por um momento conturbado: os preços dos chips da Apple, Qualcomm e MediaTek devem aumentar em breve. Segundo relatos compartilhados pela mídia internacional, a TSMC começou a aceitar encomendas de wafers de 2 nm no início de abril, cobrando cerca de US$ 30 mil por unidade.
Ainda não é possível afirmar se a gigante conseguirá reduzir os custos ao atingir maior escala de produção. No entanto, empresas como Apple, Qualcomm e MediaTek enfrentarão um cenário desafiador.
Diante da competição, nenhuma delas vai querer ficar para trás na corrida pela melhor tecnologia, mas o aumento do custo dos chipsets de 2 nm poderá forçar um incremento nos preços de smartphones e outros produtos que utilizem a tecnologia.
Ou seja: se o cenário se mantiver e os preços não diminuírem, para manter a competitividade, as empresas precisarão repassar parte dos custos ao consumidor — já sobrecarregado por aumentos constantes.
A TSMC deve levar algum tempo para escalar a produção dos wafers de 2 nm. Quando isso acontecer, o aumento nos custos poderá pressionar Apple, Qualcomm e MediaTek a elevarem os preços de seus processadores, como destacou o leaker Digital Chat Station no Weibo.

Leia mais
- TSMC nega que estaria formando uma joint venture com a Intel
- NVIDIA e parceiras pretendem investir US$ 500 bilhões em servidores de IA nos EUA
- Chips em 2nm pelo Intel 18A têm melhor desempenho do que N2 da TSMC e SF2 da Samsung
Com projeções preocupantes, preços dos chips da Apple, Qualcomm e MediaTek devem aumentar
O especialista Ming-Chi Kuo, da TF International Securities, sugere que nem todos os modelos do iPhone 18 terão o SoC (System-on-a-Chip) de 2 nm — tecnologia que deve ser exclusiva das versões Pro e Pro Max, devido ao alto custo dos wafers.
Para 2026, consta nos planos da Qualcomm o desenvolvimento de dois chipsets de 2 nm, incluindo o Snapdragon 8 Elite Gen 3. A empresa, no entanto, estuda reduzir sua dependência da TSMC, avaliando uma estratégia de fornecimento duplo com a Samsung.
Já a MediaTek pode adotar uma abordagem diferente: oferecer o Dimensity 9600 a um preço mais competitivo, ampliando sua fatia de mercado.
Apesar das projeções, a demanda por wafers de 2 nm supera a de 3 nm no mesmo estágio inicial. Se a produção for ampliada, a TSMC pode reduzir os valores. Por enquanto, as informações ainda são especulativas. Aguardemos novos capítulos.
E aí? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Adrenaline!