DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Bug no Outlook Classic pode aumentar uso da CPU para 50% ao digitar

Caso você ainda use o Outlook Classic como forma de gerenciar e-mails, pode ter notado nos últimos dias que o software se tornou bastante exigente sem nenhum motivo aparente. Na última segunda-feira (14), a Microsoft confirmou que isso é resultado de um bug, que pode aumentar para até 50% o uso da CPU quando um texto é digitado.

Segundo a companhia, a variação comum vai de 30% a 50% do uso da CPU, o que também aumenta o consumo energético da máquina utilizada. Em sua página de suporte, ela afirma que é fácil detectar o problema: basta abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows para perceber o comportamento estranho.

Bug no Outlook Classic pode aumentar uso da CPU para 50% ao digitar
Foto: Divulgação/Microsoft

O problema do Outlook Classic acontece a partir da versão 2406 Build 17726.20126 do Windows, já disponível no canal principal, no canal empresarial mensal e no canal de insiders fornecidos pela companhia. Em outras palavras, o bug tem o potencial de atingir uma grande quantidade de máquinas.

Como solucionar o problema do Outlook Classic?

A Microsoft afirma que o time do Outlook já está investigando a situação e que vai fornecer atualizações quando elas se tornarem disponíveis. No momento, a única forma de solucionar o problema é ainda não ter instalado a atualização. Caso você se encontre nessa situação, a companhia recomenda mudar para seu canal de distribuição semianual.

Bug no Outlook Classic pode aumentar uso da CPU para 50% ao digitar
Foto: Divulgação/Microsoft

Para fazer isso, é preciso entrar no registro do Windows e inserir o comando “reg add HKLMSoftwarePoliciesMicrosoftoffice16.0commonofficeupdate /v updatebranch /t REG_SZ /d SemiAnnual”, sem aspas. Em seguida, vá em Arquivo > Conta do Office > Opções de Atualização > Atualize Agora e mude para a opção semianual.

Segundo o Tom’s Hardware, o que torna o problema do Outlook Classic particularmente perigoso é o alto consumo de energia que ele gera. Relatos indicam que CPUs poderosas como o Intel Core i9-149900 HX estão atingindo temperaturas de 95 graus Celsius somente ao abrir o comando para iniciar uma nova mensagem no software.

Fonte: Tom’s Hardware, Microsoft Support

Facebook Comments Box