GALAX confirma RTX 5090D HOF OC LAB “XOC Edition” com dois conectores de 16 pinos na China
A GALAX confirmou que lançará uma RTX 5090D versão XOC na China. Até o momento, esta é a única GPU voltada para overclocking extremo. A questão da local de lançamento deve-se à NVIDIA, que dividiu as RTX 5090 em duas SKUs, sendo as RTX 5090D modelos exclusivos para a China.
Antes do lançamento oficial das placas, a GALAX costuma fornece os modelos para overclockers que buscam quebrar recordes mundiais. Nesta fase, a empresa costuma enviar as placas sem coolers, já que os overclockers costumam substituí-los e usar nitrogênio líquido.
Como a GALAX já desenvolveu e fabricou essas GPUs, faz sentido lançá-las no mercado. Com o lançamento, a empresa revelou o design final, chamando de RTX 5090D HOF OC LAB “Edição XOC”.
Notícias Relacionadas:
- NVIDIA supera Samsung pela primeira vez na história em semicondutores
- Micron e Samsung disputam pela atenção da NVIDIA em memórias HBM3E
- Primeiras fotos das MSI GeForce RTX 5060 Ti mostram conectores de 16 e 8 pinos
Modelos XOC

Em decorrência de restrições colocadas pela NVIDIA, a GALAX não pode lançar uma placa de vídeo com BIOS que exceda a especificação de TDP de 600 W. Apesar disso, versões da BIOS XOC com limites de TDP desbloqueados tendem a aparecer online.
E, provavelmente, este é o caso aqui. Especialmente porque esta é atualmente a única placa de vídeo da série RTX 50 com conectores de alimentação duplos de 16 pinos. Além disso, trata-se de um produto real, não apenas um protótipo.
A GALAX confirmou que o lançamento será limitado em termos de quantidades, ainda que não exclusivo à China. O preço ainda não foi revelado, mas provavelmente será muito caro. E, considerando o preço que o preço das RTX 5090 chega próximo a R$ 25.000, não será para quaisquer usuários.
AMD vs NVIDIA

A questão do alto custo das placas da série 50 Blackwell foi um dos motivos de a AMD apostar em preços “agressivos” para competir contra o time verde no lançamento das RX 9000. Além disso, o estoque limitado de GPUs RTX 5080 e RTX 5090 já teria dobrado o preço das GPUs na China.
Hoje, a NVIDIA lançou oficialmente as suas GeForce RTX 5060 Ti e 5060, o que ajuda a aquecer a competição. As novas placas atendem o segmento mais popular, com a NVIDIA estimando que 50 milhões de jogadores utilizem alguma versão mais antiga da linha 60. Para esse público, aumento de performance chegar a 50x.
Apesar da competição, ambas as empresas teriam acelerado a produção de estoque de suas GPUs para evitar as tarifas que Trump anunciou já no final do ano passado. Felizmente, parece que as tarifas serão, gradativamente revertidas, com o governo já voltando atrás e isentando celulares, computadores e chips de novas tarifas.
Fonte: Videocardz.