DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

NVIDIA e parceiras pretendem investir US$ 500 bilhões em servidores de IA nos EUA

A NVIDIA teria planos para investir um total de US$ 500 bilhões em servidores de IA nos EUA pelos próximos quatro anos. O valor deve vir não só da empresa, mas também de suas parceiras como TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor e SPIL. Dessa forma, o investimento se destina a toda uma cadeia que vai desde a infraestrutura e pesquisa para produção de chips até servidores prontos para o uso.

O Tom’s Hardware informa que a Foxconn e Wistron vão atuar juntas na construção de duas instalações em Houston e Dallas. O projeto deve começar em breve, com maquinário sendo colocado logo nos próximos 12 a 15 meses.

Aceleradores H20 da NVIDIA
Fonte: NVIDIA

Evidentemente, a NVIDIA deve oferecer tecnologias próprias para os projetos, como o Omniverse, um simulador de ambientes e objetos 3D que já tem sido adotado por diversas de suas clientes em linhas de produção industriais.

“Os motores da infraestrutura para IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, declarou Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Adicionar a manufatura americana nos ajuda a melhor atender a incrível e crescente demanda por chips para IA e supercomputadores, fortalece nossa cadeia de suprimentos e impulsiona nossa resiliência”.

nvidia-ceo-jensen-huang-at-gtc-fall-2022

NVIDIA busca escapar de tarifas dos EUA

Na semana passada tivemos o relato não oficial de que a administração Trump teria desistido de barra o envio de GPUs NVIDIA H20 para a China depois de negociar com Jensen Huang durante um jantar milionário. Parte da negociação envolveu a promessa de investir em IA nos EUA, então possivelmente hoje estamos vendo o lado público desse compromisso.

Notícias relacionadas:

A TSMC já está pronta para fabricar chips Blackwell em sua Fab 21, no Arizona. Entretanto, ainda é necessário enviar os componentes para o exterior, em instalações avançadas de empacotamento em Taiwan. É aí que entram as outras parceiras da NVIDIA, a Amkor e SPIL, que estariam se preparando para estabelecer prédios próprios de empacotamento avançado, também no Arizona.

No fim de todo esse processo, ter toda uma cadeia para servidores de IA com seu nome nos EUA deve trazer tranquilidade para a NVIDIA contra tarifas futuras.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box