DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Itaú se antecipa ao Pix Automático e lança pagamentos recorrentes

O Itaú revelou uma nova função de pagamentos recorrentes nesta segunda-feira (14). O novo recurso é uma antecipação ao Pix Automático, uma alternativa ao débito automático para pagamentos operada através do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC).

O novo recurso foi revelado alguns meses após os pilotos do Pix Automático anunciados pelo Banco do Brasil (BB) e Santander no fim do ano passado. A ideia é que o sistema de pagamentos recorrentes do Itaú seja um preparatório para o novo recurso do Banco Central, que será lançado apenas em junho de 2025

Neste primeiro momento, a função vai funcionar apenas entre contas de pessoas jurídicas e pessoas físicas do banco. Mas a companhia informou que, a partir de junho, a solução passará a se chamar Pix Automático e será integrada a todas as instituições participantes do Pix.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A expectativa é que a novidade garanta mais agilidade no pagamento de contas.

Pagamentos de contas automáticas

O pagamento recorrente tem um funcionamento similar ao débito automático, que oferece a quitação mensal de contas sem a intervenção do usuário. Para isso, o correntista precisa apenas cadastrar a fatura do celular, luz, água e afins, e as transações serão efetuadas automaticamente, sem exigir a leitura de códigos de barras.

O débito automático, no entanto, também exige um convênio individual entre empresas e bancos, o que limita a oferta do serviço em algumas instituições financeiras. O Pix Automático, por outro lado, estará disponível a todos os participantes do Pix.

Dessa forma, o correntista só precisa autorizar o pagamento recorrente da conta para que as transações ocorram de maneira automática todo mês através do Pix.

De início, assim como no BB e Santander, o serviço de pagamento recorrente do Itaú estará disponível apenas para transações entre contas do banco. Mas, após o lançamento do Pix Automático, a modalidade vai ser expandida para todo o ecossistema.

Pix Parcelado

Além do Pix Automático, o Banco Central se prepara para lançar o Pix Parcelado. A novidade foi anunciada pela autoridade monetária no começo de abril, e prevê transferências com pagamento dividido, similar ao cartão de crédito. A perspectiva é que a função chegue em setembro.

O BC também apresentou o Pix em Garantia, uma garantia para operações de crédito feitas com o Pix, e novidades no Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Como bloquear TODAS as ligações no seu Android

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box