DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Sony aumenta preço do PS5 no Reino Unido e Europa

A Sony anunciou nesta segunda-feira (14) um aumento no preço cobrado pelo PlayStation 5 (PS5) no Reino Unido, Europa e Nova Zelândia. Segundo a companhia, os reajustes vão de 10% a 15%, e são resultado de um “ambiente econômico desafiador”. Embora a companhia não as mencione diretamente, as tarifas anunciadas por Donald Trump parecem ser o principal fator para a mudança.

Levando em consideração a decisão da companhia, não deve demorar muito até que os preços do console aumentem nos Estados Unidos — e em outros mercados. Embora o governo Trump tenha anunciado que PCs são isentos temporariamente de suas tarifas contra a China, o mesmo não acontece com consoles.

Dado que a maior parte da produção do PS5 se concentra na China, isso significa que o produto está sujeito à taxa de importação de 145% para os bens originados no país. Embora a Europa não esteja sujeita aos mesmos valores, a Sony pode ter decidido aumentar os preços no continente como forma de não ter que apelar para reajustes ainda mais agressivos concentrados somente nos Estados Unidos.

PS5 digital foi o mais atingido

Em seu blog oficial, a Sony explicou que a versão exclusivamente digital do PS5 vai ser a mais atingida pelos reajustes. Ao mesmo tempo, a partir desta segunda-feira ela também decidiu aumentar o preço que vai ser cobrado pelo leitor de discos opcional que garante a esse modelo de console a possibilidade de ler mídias físicas.

Sony aumenta preço do PS5 no Reino Unido e Europa
Foto: Divulgação/PlayStation

Confira os novos valores:

  • PS5 Digital Edition – €499.99 (Europa), £429.99 (Reino Unido), AUD $749.95 (Austrália) e NZD $859.95 (Nova Zelândia);
  • PS5 com leitor de Blu-Ray – AUD $829.95 (Austrália);
  • Leitor de discos – €79.99 (Europa), £69.99 (Reino Unido), AUD $124.95 (Austrália) e NZD $139.95 (Nova Zelândia).

Em seu anúncio, a companhia também esclareceu que já planeja reajustes pontuais nos valores cobrados na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), que podem variar bastante. À CNBC, o analista Serkan Toto afirmou que é mera questão de tempo até que os novos valores também cheguem aos Estados Unidos.

Para ele, essa seria “a hora certa” para a companhia aumentar os preços do PS5, que não deve ser o único produto da categoria a passar por reajustes. Essa continua sendo uma possibilidade real para o Nintendo Switch 2, cujas pré-vendas foram suspensas no país logo após Trump anunciar grandes tarifas contra o Vietnã, local que concentra a produção do aparelho.

Fonte: The Verge, PlayStation Blog

Facebook Comments Box