Dá para fazer sabão caseiro para máquina de lavar louças?
A lava-louças é um dos eletrodomésticos preferidos de quem tem uma em casa e oferece bastante praticidade, ao mesmo tempo em que dá ao usuário um ótimo tempo livre para fazer outras coisas enquanto ela lida com a louça suja. Porém, o custo para manter uma — como já levantamos neste artigo completo — não é muito baixo. Os insumos, como sabão e secante, são os itens mais caros da lista.
- Quanto você gasta por mês tendo uma máquina de lavar louças em casa?
- Review lava-louças Samsung 14 serviços | Silenciosa e espaçosa
Com isso, muitos recorrem a receitas caseiras para economizar na hora de usar a máquina. No entanto, essas alternativas não são ideais e podem danificar a máquina.
Sabão caseiro viraliza nas redes sociais, mas não é indicado
É comum ver em vídeos nas redes sociais — como Reels, TikToks ou Shorts — receitas que ensinam como fazer sabão para a lava-louças. Algumas são bem simples e incluem apenas algumas gotas de detergente comum, enquanto outras são mais elaboradas e usam produtos químicos mais específicos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em todo caso, porém, o uso não é indicado, e as marcas destacam a composição química específica dos insumos originais para contraindicar essas receitas caseiras. Conversamos com algumas marcas fabricantes para entender quais os riscos e consequências, e todas destacaram a perda da garantia em casos de danos decorrentes do uso de sabão caseiro.

A Samsung, por exemplo, reforça em nota oficial a importância do uso de produtos homologados e próprios para o eletrodoméstico. A marca também alerta para o risco de acidentes relacionados à composição química do sabão e a alta temperatura da máquina:
“A Samsung recomenda apenas o uso de sabões homologados, específicos para Lava-Louças. O uso de outras substâncias, além de representar riscos de acidentes com formulações reativas à alta temperatura, pode diminuir a vida útil do produto e resultar na perda da garantia”.
Além da Samsung, a Electrolux destaca tanto a perda de garantia em casos de uso inadequado de sabão, quanto a formulação de detergentes “comuns” e os possíveis riscos:
“Sabe-se que detergentes comuns, por exemplo, formam espuma em excesso. Isso pode causar vazamentos de água com consequente transbordamento, o que faz a máquina parar de funcionar por oferecer risco de segurança como choque elétrico ao consumidor, além da queima de componentes elétricos. Quando isso ocorre, é necessário realizar vários ciclos de lavagem para remover completamente a espuma”, explica Lucas Soares, responsável pela categoria de Care da Electrolux.
Uso indevido de sabão pode danificar a lava-louças
O uso de sabão caseiro é contraindicado principalmente pela formulação. Muitas “receitas” recorrem ao uso de detergente comum e este, mesmo em pouca quantidade, pode gerar muita espuma, fazendo-o transbordar pela máquina. “Em lavadoras de louças não se pode utilizar sabão que não seja específico para esse tipo de produto. Produtos diferentes dos específicos podem causar problemas na lavadora e possível perda de garantia”, reforça Lucas.

O responsável pela categoria de eletrodomésticos da Electrolux também descreve alguns dos problemas que podem acontecer em decorrência do uso de sabão impróprio:
“Não sendo sabão específico para máquinas de lavar louças, pode ocorrer: formação de espuma em excesso, vazamentos de água com consequente transbordamento fazendo a máquina parar de funcionar por segurança, pois pode oferecer riscos de segurança como choque elétrico ao consumidor e é necessário vários ciclos de lavagem para remover completamente a espuma.”
Indo mais além, a Electrolux também alerta para danos graves à máquina:
“É possível ocorrer queima de componentes elétricos, podem surgir manchas nas partes internas da lavadora e resíduos ou manchas nas louças, a performance de lavagem pode ser ruim, o programa selecionado pode não conseguir enxaguar as louças corretamente, pode afetar a secagem e pode não finalizar o programa por apresentar erro durante o processo.”
Usuários relatam problemas ao usar detergente ou sabão incorreto
Em fóruns e redes sociais é comum ver relatos de pessoas que usaram detergente, sabão incorreto ou até sabão caseiro na lava-louças e os resultados não são nada diferentes dos relatados pelos especialistas.
Na maioria deles, a formação excessiva de espuma preocupa os consumidores. É o caso, por exemplo, da estudante de intercâmbio Thayssa Almeida. Ela conta que, ao usar a máquina, confundiu os sabões e colocou detergente para lavar a louça manualmente, em vez do item próprio para a máquina.
“Costumamos usar o sabão líquido para lavar as louças [na máquina], só que ele estava acabando. Então eu procurei duas vezes na dispensa e não encontrei. Eu sabia que poderia usar os tabletes. Mas como nunca usei antes sempre preferi líquido. O detalhe é que confundi ‘dishwashing’ [detergente para lavar a louça manualmente] com ‘dishwasher’ [máquina de lavar louça] e esse foi o resultado”.

Relatos como esse não são incomuns e o técnico de reparos William Santos também alerta para o uso incorreto de sabão. Ele reforça o argumento das fabricantes de que o detergente pode gerar muita espuma e danificar a máquina.
“Detergente comuns ou sabão caseiro geram muita espuma e podem causar vazamentos, além de danificar sensores e até o entupimento de componentes internos, como bicos aspersores, filtros e tubulações, por conta de resíduos não solúveis.”
William relata, ainda, que já atendeu solicitações de reparos por conta do uso de sabão caseiro. Em um caso específico — no qual a usuária fez uso de uma mistura de detergente e sabão em pó — houve tanto vazamento que ocasionou a corrosão da parte externa do eletrodoméstico.
Leia mais no Canaltech:
- Britânia lança secador, prancha e escova com Viih Tube focando na Geração Z
- Fone da JBL projetado para não prejudicar audição de crianças chega ao Brasil
- Motorola vai lançar notebook e tablet na semana que vem
ASISSTA: Como Escolher uma Lava-Louças em 2024: Guia Completo de Compra
Leia a matéria no Canaltech.