DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Concurso na China propõe tornar arquitetura Zen da AMD compatível com RISC-V

A descoberta de uma vulnerabilidade grave na arquitetura de CPUs AMD Zen 1, 2, 3 e 4 foi vista como uma oportunidade pelo Jiachen Project, na China. A falha permite reescrever parte do microcódigo de processadores baseados nas gerações passadas da tecnologia Zen, e o projeto chinês quer ver programadores aproveitando isso para tornar essas CPUs nativamente compatíveis com RISC-V.

É por isso que o Jiachen Project iniciou um novo concurso, oferecendo prêmio em dinheiro para quem fizer, por exemplo, um AMD Epyc rodar RISC-V de maneira nativa – ou pelo menos com performance otimizada. O trabalho deve ser comprovado através de testes sintéticos de benchmark, como o Coremark e o Dhrystone, voltados para RISC-V.

Imagem de divulgação para RISC-V.
Fonte: Siemens

Os participantes da competição devem entregar seus trabalhos até o dia 6 de junho, podendo oferecer primeiro apenas os binários, desde que o código fonte seja entregue pouco tempo depois. O prêmio é de 20.000 yuans, o que dá um pouco mais de R$ 16.000 na cotação atual.

RISC-V tem se popularizado, mas sua adoção ainda não se compara a tecnologias mainstream como x86-64 ou Arm. Assim, são poucas as opções de hardware dedicado na plataforma, ainda mais de alta performance. O Jiachen Project, então, parece querer tomar um atalho e conseguir CPUs Zen prontas para o formato em pouquíssimo tempo.

Fazer AMD Zen rodar RISC-V mudando o microcódigo pode ser impossível

Críticos do projeto afirmam que o concurso pode ser uma perda de tempo. Para começar, é possível que não seja possível acessar todo o microcódigo dos processadores através da vulnerabilidade explorada pela Zentool.

Além disso, ainda que fosse possível alterar o microcódigo todinho, isso pode não bastar para fazer uma CPU Zen rodar RISC-V de maneira nativa, ou algo próximo disso. O recurso foi criado mais para consertar eventuais bugs ou falhas do processador, não para reprogramar completamente seu funcionamento.

Notícias relacionadas:

Por fim, programadores também questionam o valor do prêmio. É um trabalho complexo e que demanda tempo, e um programador pode ganhar melhor que isso em outros empregos.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box