DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

China apresenta canhão destruidor de drones

O conflito entre Rússia e Ucrânia provocou uma mudança importante no jeito de se travar uma guerra. Hoje, os drones são cada vez mais utilizados para provocar maiores danos e com um custo de produção muito menor do que outros armamentos.

Mas é claro que contramedidas estão sendo adotadas.

Este é o caso da China, que acaba de apresentar uma nova arma anti-drone. Este complexo sistema também é capaz de abater helicópteros, mísseis e foguetes.

Canhão tem 16 canos que podem ser usados simultaneamente

  • Segundo as autoridades chinesas, a arma dispara uma espécie de “barragem” que pode cobrir todas as posições e interceptar os alvos inimigos com alta precisão.
  • O sistema utiliza um novo conceito que segue uma arquitetura em que vários canhões de defesa aérea disparam juntos para aumentar a probabilidade de interceptação.
  • No total, o canhão tem 16 canos que podem ser usados simultaneamente.
  • Outra vantagem é a possibilidade de recarga rápida, o que diminui as chances de sucesso dos ataques inimigos.
  • As informações são do portal Interesting Engineering.
drones militares
Sistema pode abater diversos drones ao mesmo tempo (Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

Leia mais

Arma da China pode representar grande vantagem militar

Os armamentos contra drones existentes hoje são eficazes, mas não conseguem lidar com muitos equipamentos ao mesmo tempo. Por isso, é comum que os ataques sejam feitos com verdadeiros “enxames”, aumentando as chances de sucesso.

Esta vantagem, no entanto, pode se tornar nula a partir de agora. As autoridades da China informaram que os testes mostraram que o canhão pode abater todos os drones, mas não especificaram quantos equipamentos foram utilizados.

Bandeiras da Rússia e da Ucrânia sobre mapa
Drones estão sendo cada vez mais usados em guerra na Europa (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

Pequim ainda destacou que o sistema pode ser instalado em caminhões, veículos blindados ou navios de guerra. E que, embora os principais alvos sejam ameaças aéreas, também pode atingir alvos terrestres ou na água quando necessário.

O post China apresenta canhão destruidor de drones apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box