O Windows Update deixa pasta vazia “intepub” no sistema e usuários ficam desconfiados
As atualizações de abril para o Windows 10 e 11 deixaram alguns detritos inesperados na unidade C:, como uma pasta “inetpub” vazia. O detrito foi deixado pelo processo de atualização e pesquisadores de segurança da computação ficaram preocupados.
Conforme destacado por Will Dormann no Mastodon, a pasta está associada a sistemas com o Internet Information Services (IIS) da Microsoft instalado. E o IIS é uma plataforma de servidor web com um longo histórico de vulnerabilidades de segurança.
O IIS foi desenvolvido pela Microsoft para hospedar sites, aplicativos web e serviços no PC. O usuário podia executar e testar projetos localmente antes de tornar seu site ou aplicativo global. Como um serviço frequentemente usado em sites públicos e associado ao sistema operacional de desktop mais popular do mundo, o IIS é constante alvo de hackers.
Notícias Relacionadas:
- Windows 11 vai encolher ícones quando a Barra de Tarefas estiver cheia
- CoffeeLoader: novo malware se esconde em GPUs
- Baixe os wallpapers especiais de 50 anos da Microsoft
Causa da Preocupação

O principal motivo de preocupação é que a pasta inetpub vazia aparece em Windows atualizados que nunca tiveram o IIS instalado antes. Uma das principais questões sobre o aparecimento dessa pasta é se a Microsoft a utilizou para algum propósito de atualização. Especificamente, um propósito não mencionado nas notas de versão do KB5055523.
Uma alternativa menos preocupante é que a pasta vazia tenha aparecido em decorrência de um bug.
Em páginas de ajuda da Microsoft, aparecem outros usuários relatando o problema e parece que esta não seria a primeira vez que as pasta inetpub vazia aparece em máquinas Windows que nunca usaram o software ISS. Outros problemas semelhantes foram discutidos em 2016.
Polêmicas Recentes

As suspeitas de espionagem por parte da Microsoft não são de hoje e há outras razões pelas quais os usuários, com ou sem razão, acabem suspeitando da empresa. Uma delas é que há 8 anos a empresa ignora uma vulnerabilidade no sistema.
Já numa questão menos polêmica, mas que causou confusão, o Windows 11 vai passar a exigir login para uso de IA dentro do Bloco de Notas. Contudo, alguns usuários compreenderam que o acesso à conta Microsoft seria necessário para o uso normal do aplicativo.
Ao mesmo tempo, nem sempre as atualizações trazem só benefícios para os usuários, com a atualização de janeiro do Windows 11 24H2 gerando problemas com Bluetooth.
Em dezembro e novembro do ano passado, as atualizações também trouxeram problemas para os usuários, com uma delas impedindo de atualizações de segurança e outra elevando o volume para 100%.
Fonte: Will Dormann (via Mastodon).