5G da TIM vai ficar mais rápido em São Paulo, anuncia operadora
O 5G da TIM vai receber um reforço em São Paulo (SP). Nesta quinta-feira (10), a operadora revelou que iniciou um processo para modernizar antenas para ampliar o sinal e a velocidade da internet na capital. O esforço vem de um investimento para ampliar sua presença no estado.
- Como consultar a cobertura do sinal 5G na sua cidade
- O 5G mudou mesmo nossa vida? Veja o que a tecnologia realmente entregou
O anúncio foi realizado pelo CEO Alberto Griselli em um evento em São Paulo (SP). Durante a coletiva, o executivo informou que a operadora iniciou uma força tarefa para expandir suas operações no estado.
Para isso, a operadora executa uma atualização de 3.000 antenas que abrangem o DDD 11, usado na capital. “Esse processo ainda está em execução e ainda não chegamos à metade. Os bairros principais do Centro de São Paulo já foram todos organizados, e agora estamos expandindo todos os bairros”, disse Griselli.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A promessa, segundo o CEO, é que o 5G chegue a mais partes da cidade e que os clientes tenham acesso a uma internet mais rápida, com aumento de 30% na cobertura e de 40% na capacidade.
A investida também prevê um avanço nas conexões via 4G.

Avanços no interior
Além da capital, a TIM também vai focar no interior paulista. A estimativa é que o número de municípios de São Paulo com cobertura 5G chegue a cerca de 200 cidades, o dobro do alcance atual, ainda em 2025. Para isso, serão colocadas mais 700 antenas na região.
“É o maior projeto de modernização da história da TIM e um dos maiores projetos de modernização do mundo”, pontuou o CTO da TIM, Marco Di Constanzo. “São 4.000 mil sites que receberão investimentos. Desses, 3.000 representam mais de 60% dos sites que a TIM no estado, que estão no DDD 11 (capital). 1.000 deles estão no interior.”
Ao Canaltech, a TIM informou que os seguintes municípios vão receber as melhorias de rede:
Região | Municípios |
DDD 11 | Alumínio; Arujá; Atibaia; Barueri; Bragança Paulista; Cabreúva; Caieiras; Cajamar; Carapicuiba; Cotia; Diadema; Embu Das Artes; Embu-Guaçu; Ferraz De Vasconcelos; Francisco Morato; Franco Da Rocha; Guararema; Guarulhos; Igaratá; Itapecerica Da Serra; Itapevi; Itaquaquecetuba; Itatiba; Itu; Itupeva; Jarinu; Joanópolis; Jundiai; Juquitiba; Mairinque; Mairiporã; Mauá; Mogi Das Cruzes; Morungaba; Osasco; Pirapora Do Bom Jesus; Poá; Ribeirão Pires; Salesópolis; Salto; Santa Isabel; Santana De Parnaíba; Santo Andre; São Bernardo Do Campo; São Paulo; Sao Roque; Suzano; Taboão Da Serra; Tuiuti; Vargem; Vargem Grande Paulista; Varzea Paulista. |
DDD 12 | Caçapava; Cachoeira Paulista; Campos Do Jordão; Caraguatatuba; Cruzeiro; Cunha; Guaratinguetá; Ilhabela; Jacareí; Lorena; Pindamonhangaba; Piquete; Santa Branca; São Bento Do Sapucaí; São Jose Dos Campos; São Sebastião; São Sebastião; Taubaté; Tremembé; Ubatuba. |
DDD 13 | Bertioga; Cajati; Cananéia; Cubatão; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Itanhaém; Itariri; Juquiá; Miracatu; Mongaguá; Pariquera-Açu; Pedro De Toledo; Peruíbe; Praia Grande; Registro; Santos; São Vicente |
DDD 15 | Apiaí; Araçoiaba Da Serra; Barra Do Turvo; Boituva; Capão Bonito; Capela Do Alto; Cerquilho; Cesário Lange; Ibiuna; Iperó; Itaberá; Itapetininga; Itapeva; Itararé; Piedade; Pilar Do Sul; Porto Feliz; Quadra; Ribeirão Branco; Salto De Pirapora; Sao Miguel Arcanjo; Sorocaba; Tapiraí; Taquarivai; Tatui; Tietê; Votorantim |
DDD 19 | Aguaí; Águas Da Prata; Americana; Amparo; Araras; Artur Nogueira; Campinas; Capivari; Casa Branca; Cordeirópolis; Cosmópolis; Descalvado; Elias Fausto; Espirito Santo Do Pinhal; Holambra; Hortolândia; Ipeúna; Itapira; Itirapina; Jaguariúna; Leme; Limeira; Louveira; Mococa; Mogi Guaçu; Mogi Mirim; Monte Mor; Paulínia; Pedreira; Piracicaba; Pirassununga; Porto Ferreira; Rio Claro; Rio Das Pedras; Santa Bárbara |
A TIM também vai expandir seus canais de atendimento e vendas em São Paulo (SP), com a abertura de uma loja modelo na Rua Oscar Freire e mais 30 pontos em outras partes da cidade.
Uso de IA para manutenções
Durante a coletiva, o CTO da operadora também explicou o uso de inteligência artificial para a manutenção de sua rede através de duas abordagens: com IA analítica e agentes de IA. “Estamos usando há um tempo, desde o começo do ano”, diz Di Constanzo.
No caso da IA analítica, a operadora utiliza a tecnologia para analisar dados e antever um problema antes que ocorra. Assim, ao notar alguma inconsistência, um técnico é alocado para fazer um ajuste preventivo.
Em relação aos agentes de IA, a proposta é criar sistemas autônomos para rede fazer ajustes por conta própria, sem depender de intervenção humana.
“Isso tem um benefício de custo, como o Marco falou, mas também tem o benefício de qualidade”, concluiu Griselli.
Confira outras matérias do Canaltech:
VÍDEO: Jogando com problemas na conexão? Veja como resolver! 🕹️
Leia a matéria no Canaltech.