DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Lunar Outpost revela seu novo rover Eagle no Space Symposium 2025

A norte-americana Lunar Outpost revelou na terça-feira (8) o Eagle, seu novo rover lunar. Apresentado no Colorado (EUA) durante o 40º Space Symposium, da Space Foundation, o veículo tem acabamento em metal e iluminação azulada, mas vai muito além das suas características futurísticas: o rover promete muita inovação para astronautas explorarem a Lua nas futuras missões da NASA e pode até ser controlado de forma autônoma na Terra

A empresa desenvolveu o veículo com base nas necessidades dos próximos astronautas que devem explorar nosso satélite natural, e considerou também feedbacks valiosos. “Desenvolvemos todas as nossas interfaces humanas e tripuladas por meio de muitos testes com o Centro Espacial Johnson, da NASA, e tivemos oito astronautas, até em trajes totalmente pressurizados, para avaliar o design. O feedback deles está em todo o veículo”, declarou ao Space.com.  

Um dos recursos que mais gostaram foi a estrutura do veículo, que é ampla e de fácil acesso na parte frontal — características essenciais para que consigam acessar o rover quando estiverem usando os trajes espaciais, que são bastante volumosos. Na versão apresentada no evento, o Eagle tem dois assentos com controles redundantes, que permitem que qualquer um a bordo controle o veículo. 

Ainda, os assentos do Eagle têm um display na altura dos olhos dos astronautas. A ideia é que as telas apresentem informações das câmeras de bordo e dos sensores “Eagle eye” da Lunar Outpost, que vão ajudar os astronautas a explorarem em segurança crateras profundas ou regiões na Lua imersas nas sombras. Apesar dos riscos, estes locais são de interesse científico, porque podem ter água congelada

 A expectativa é que o rover seja usado na missão Artemis V, da NASA. Enquanto isso, a Intuitive Machines e a Venturi Astrolab seguem trabalhando em seus próprios rovers para a exploração do nosso satélite natural. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box