Razer paralisa vendas nos Estados Unidos diante do aumento de tarifas
Conhecida por seus acessórios e notebooks de alto desempenho, a Razer decidiu suspender temporariamente a venda de diversos produtos nos Estados Unidos. A companhia parece ter tomado essa decisão como consequência das incertezas que as tarifas anunciadas recentemente pelo presidente Donald Trump vão trazer para o mercado de tecnologia do país.
No entanto, esse não foi um motivo citado pela companhia em um comunicado enviado ao The Verge, no qual confirmou a paralisação de suas vendas. Ela afirmou que “não tem um comentário a fazer nesse estágio a respeito das tarifas”, mas tudo indica que a decisão desta semana é um reflexo direto da implementação delas.

Entre os produtos da Razer que deixaram de ser vendidos até o notebook Blade 16, cujas pré-vendas do novo modelo foram suspensas. Além de enviar e-mails a compradores confirmando a situação, a companhia chegou até mesmo a remover de seu site oficial as páginas onde a encomenda do aparelho poderia ser feita.
Produção da Razer é baseada no exterior
Assim como outras empresas do campo da tecnologia, a Razer concentra a maior parte de sua produção em países como a China e a Taiwan. Ambos foram duramente afetados pelas tarifas de importação impostas por Trump, o que deve ajudar a encarecer o preço de distribuição de muitos produtos — e aumentar os valores que os consumidores vão ter que pagar por eles.

Nesta semana, o político confirmou que vai trabalhar com uma tarifa de 104% sobre os produtos produzidos na China, o que deve ter impacto direto sobre muitas empresas. Assim, é compreensível que muitas delas tenham decidido suspender temporariamente suas atividades conforme analisam as consequências para seus negócios.
Entre as companhias que já foram afetadas estão gigantes como a Apple, que viu o preço de suas ações derreter nos últimos dias. Além disso, a Nintendo decidiu adiar indefinidamente as vendas do Nintendo Switch 2 no país, afirmando que precisa de tempo para analisar o impacto que as novas taxas vão ter em suas operações.