Uma volta pelos cômodos mutáveis de Blue Prince, disponível dia 10 de abril no Catálogo de Jogos PlayStation Plus
Você já esteve em um cômodo desconhecido encarando uma porta fechada e se perguntando o que está por trás dela? Caso a resposta seja sim, então já conhece o misterioso fio condutor de Blue Prince: será que essa porta levará a uma passagem sinuosa? A um quarto silencioso? Ou a um salão de festas imponente?
Meu nome é Tonda Ros. Sou um desenvolvedor indie apaixonado por jogos atmosféricos e, durante os últimos oito anos, estive trabalhando em um jogo sobre uma grande mansão e suas diversas portas misteriosas. Blue Prince nasceu da junção de grandes conceitos vindos de universos muito diferentes. O jogo tem elementos de mistério, estratégia e descoberta, misturando o ambiente de uma aventura de quebra-cabeça em primeira pessoa com as mecânicas de criação de um jogo de cartas de mesa.
Mas como exatamente isso funciona?
Desenhando a planta baixa
Quando minha própria jornada começou há quase uma década, eu tinha um simples conceito em mente: “Cada porta é uma escolha.” De certa forma, essas palavras resumem o que é Blue Prince. A propriedade de Mount Holly não é uma casa qualquer: é uma mansão em que os cômodos e as expectativas estão em constante mudança. Nessa casa, cada porta aberta pode levar a três cômodos diferentes. A escolha é sua.
Quer um depósito para obter ferramentas úteis? Uma biblioteca para buscar mais pistas? Ou simplesmente um corredor longo para ter acesso a ainda mais portas e continuar a exploração? Ao tomar a decisão e abrir a porta, você instantaneamente se depara com o cômodo escolhido.
Construindo uma casa mutável
Ironicamente, jogar Blue Prince é muito parecido com o processo de criação do jogo. Assim como eu, quem joga também está tentando construir uma casa mutável com diversos cômodos. É uma mansão cheia de desafios que não podem ser previstos desde o início da aventura. Além disso, para criar a casa, construímos um cômodo por vez, de porta em porta e de planta em planta, mas, claro, somos nós quem escolhemos quais cômodos criar. Ao longo desse processo de criação, também podemos explorar, viajando de um cômodo a outro em busca de pistas e respostas.
Porém, é ao fim de cada dia no jogo que a aventura começa a se diversificar. Ao acordar no próximo dia, você descobrirá que a casa que esteve explorando está totalmente diferente agora. Você encontrará portas levando a novos cômodos. Encontrará itens diferentes, pistas diferentes e quebra-cabeças diferentes. Fará novas descobertas e, a cada dia, saberá mais e mais sobre as regras esquisitas que regem esta casa misteriosa.
Quebra-cabeças mutáveis
Criar quebra-cabeças para um jogo ambientado em uma mansão mutável foi desafiador. Por um lado, é possível encontrar um quebra-cabeça na mansão e, no próximo cômodo criado, uma pista para resolver o enigma. Por outro, pode ser necessário passar por dezenas e dezenas de cômodos até descobrir o segredo. É isso, claro, que torna a experiência de jogo realmente especial. Os cômodos criados, os itens encontrados e a ordem em que você faz descobertas geram uma aventura muito diferente a cada novo jogo.
Além disso, nenhum quebra-cabeça é obrigatório. Como tende a ser o caso na mansão, sempre há rotas alternativas para avançar no jogo, além de diversas soluções para os desafios encontrados. Se não conseguir resolver um mistério, não hesite em apenas seguir em frente. Cedo ou tarde, explorar a mansão levará você até as respostas que está buscando: a maioria dos desafios no jogo não pode ser resolvida sem antes encontrar mais informações e pistas em outras áreas da propriedade.
Após oito anos de desenvolvimento, enfim cheguei ao fim de minha jornada, e estou ansioso para passar a você a oportunidade de começar a sua. Por fim, gostaria de dar um último conselho: quanto menos você souber sobre o jogo antes de começar, melhor. Neste artigo, só compartilhei uma ideia geral das mecânicas básicas do jogo e da minha abordagem ao criá-las. Como essas mecânicas evoluem e a história de Mount Holly se desenrola? Deixo para você descobrir. Porém, não se preocupe: a espera não será longa. As portas de Blue Prince serão abertas em 10 de abril de 2025.