DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Radeon RX 9070 com firmware da XT tem até 20% mais desempenho

A AMD lançou somente duas GPUs nesta nova geração RDNA 4: a Radeon RX 9070 XT e a RX 9070. A versão não XT, que é mais fraca, consegue encostar na versão superior ao alterar aspectos como tensão e clock através de modificações na BIOS, é o que mostra testes publicados no fórum do PC Games Hardware.

Ao que tudo indica, algumas RX 9070 não têm bloqueio para alteração de firmware e, por isso, é possível transformá-las em uma RX 9070 XT em desempenho com mudanças nos clocks e TGP. Vale lembrar que o modelo mais forte conta com mais memória e núcleos. O primeiro até pode ser alterado, já o segundo é literalmente impossível.

RX 9070 pode até superar a versão XT com BIOS flash

Alguns usuários relatam que é possível aumentar ainda mais as frequências com o firmware da versão XT na GPU base. Por conta disso, foi possível alcançar desempenho entre 15% e 20% maior em testes feitos no 3DMark, em relação a placa de vídeo sem nenhuma alteração. Esse resultado é o suficiente para que a GPU entregue quase o mesmo desempenho da versão mais forte.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

AMD Radeon RX 9070 BIOS Flash
AMD Radeon RX 9070 BIOS Flash testes 3DMark (PC Games Hardware)
AMD Radeon RX 9070 BIOS Flash
AMD Radeon RX 9070 BIOS Flash especificações (PC Games Hardware)

Dependendo do modelo e ajustes ainda mais refinados, é possível superar a Radeon RX 9070 XT. Ou seja, dá para ter uma placa de vídeo mais forte custando US$ 50 a menos. Por aqui, a diferença pode passar de R$ 1.000. Vale ressaltar que não tem como saber qual modelo permite esse nível de alteração das configurações.

Normalmente, uma placa de vídeo consegue entregar mais desempenho com overclock e alguns ajustes mais limitados nas tensões através de softwares, mas alteração de firmware é mais delicada, requer mais conhecimento e existe o risco de inutilizar a placa caso haja algum erro na execução.

Veja mais do CTUP:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box