É possível abrir a porta do avião durante um voo? O que acontece?
O caso de um passageiro que tentou abrir a porta do avião durante um voo de Bali, na Indonésia, para Melbourne, na Austrália, na última quarta-feira (2), obrigando a aeronave a retornar para o aeroporto, virou notícia no mundo todo, e gerou enorme preocupação.
- EUA batem o martelo sobre uso da internet Starlink em aviões da Embraer
- Avião temido no Brasil é vendido por preço de Fiat Pulse
Afinal, se ele tivesse conseguido destravar as portas da aeronave a milhares de metros de altura, as consequências teriam sido catastróficas e, hoje, todos estariam comentando sobre uma das maiores tragédias da aviação mundial.
Por isso, o CT Auto pesquisou a fundo para colocar um ponto final em dúvidas que certamente estão na cabeça dos 200 passageiros que estavam no voo da Jetstar e de muitas outras pessoas: é possível abrir a porta de um avião durante o voo? Se for possível, o que acontece?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Descubra, a seguir, se é fisicamente possível destravar e abrir as portas de uma aeronave em pleno voo e o que aconteceria com o avião (e com os passageiros a bordo) nesse caso.

Dá para abrir a porta do avião no voo?
Vamos começar as explicações com uma resposta que certamente irá tranquilizar o coração de todos que se sentiram ameaçados pelo passageiro que causou uma enorme confusão no voo de Bali para Melbourne.
NÃO! Não é possível abrir a porta de um avião em pleno voo, por mais forte que a pessoa seja. A explicação para isso vem tanto da física, propriamente dita, quanto da engenharia utilizada nos sistemas de segurança das aeronaves.
As portas de aviões são projetadas para não serem abertas durante os voos e, para isso, contam tanto com travas manuais quanto automáticas, liberadas somente pelo piloto. Além disso, as portas são construídas em formato cônico para assegurar um encaixe perfeito à fuselagem.

A física também atua em prol da segurança, já que, a milhares de metros de altura, a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião resulta em uma força de centenas de toneladas. É isso que “sela” a porta do avião e impede qualquer ação no sentido de realizar a abertura.
O que aconteceria se a porta abrisse em pleno voo?
Vamos supor, hipoteticamente, que o “Incrível Hulk” perca o voo no avião dos Vingadores e tenha um surto de pânico ao seu lado. Ao usar sua força descomunal, ele consegue abrir a porta da aeronave em pleno voo. O que acontece?
Nesse caso extremo e, claro, impossível de acontecer na vida real, as consequências, como dissemos no início da matéria, seriam catastróficas. Ao abrir a porta de um avião em pleno voo, seria muito difícil evitar uma tragédia, já que:
- A despressurização instantânea da cabine causaria hipóxia (falta de oxigênio) em todos dentro do avião;
- Cadeiras, objetos e pessoas provavelmente seriam sugadas do avião por conta da diferença de pressão;
- A fuselagem sofreria uma série de danos e, possivelmente, o avião não poderia mais ser controlado pelo piloto, resultando em uma queda fatal.
Leia também:
- Acidente com carro elétrico da Xiaomi termina em tragédia na China
- Por que o F-47 será o melhor caça do mundo? Veja 3 razões
Vídeo: Confira imagens inéditas do super-navio da BYD
Leia a matéria no Canaltech.