CPUs AMD aumentam sua popularidade em 16,6% no CPU-Z, mas Intel continua na frente
A ferramenta de diagnóstico CPU-Z oferece dados de suas validações que são interessantes para acompanhar a popularidade de processadores Intel e AMD nas builds das pessoas. Do último ano para cá, o app mostra um crescimento considerável em CPUs do lado vermelho, enquanto os famosos Core tiveram queda.
É importante ressaltar que os números contam apenas a validação dos sistemas, não cada vez que um teste com o CPU-Z é feito. Os dados da plataforma mostram que no último período de um ano, usuários do software com AMD aumentaram em 16,6%, enquanto Intel caiu em 10%.

De toda forma, o domínio da Intel é tão considerável que a empresa se mantém à frente, mesmo com o crescimento considerável de sua rival. Usuários dos Core ainda somam 56,3% das validações no CPU-Z, enquanto AMD ficou com 43,7%. É uma proporção bem mais próxima do que havia no passado.

Outro dado curioso do último período é que processadores de oito núcleos tiveram um crescimento surpreendente no CPU-Z. Foi um aumento de 32,6%, tornando o formato o mais popular da atualidade, com 24,7% dos sistemas validados.
NVIDIA segue líder no CPU-Z, mas teve queda
Indo para informações GPUs, a NVIDIA, sem surpresas, continua na frente. Porém teve uma leve queda no último ano, de 6,4%. De qualquer forma, mantém esmagadores 67,9% de presença nos PCs de usuários do software de diagnóstico.

Enquanto isso, Intel e AMD cresceram. A Intel teve um crescimento bem expressivo, de 27,1%, mas ainda não foi suficiente para chegar a 1% dos sistemas validados. A AMD também aumentou 16,6% em suas GPUs, chegando a 31,5%.
Dados representam um nicho
Evidentemente, não podemos traçar um paralelo direto entre números de PCs validados no CPU-Z com o mercado de PCs como um todo. Apenas uma fração dos usuários usa o software.
Notícias relacionadas:
- CPU-Z 2.15 traz suporte otimizado para vários processadores
- NVIDIA reduz preços das RTX 50 em razão da desvalorização do dólar
- AMD vendeu 3 vezes mais CPUs que a Intel na Amazon em março
No entanto, também não podemos ignorar os movimentos das fabricantes entre os entusiastas que usam a plataforma. No caso de processadores, por exemplo, podemos observar que essa mudança de interesse das pessoas também tem se refletido com muita força nas encomendas da Amazon nos EUA.
Fonte: CPU-Z Validator
Via: VideoCardz