MediaTek anuncia chips Kompanio Ultra para Chromebooks
A MediaTek anunciou nesta semana a linha Kompanio Ultra, novos processadores premium voltados para Chromebooks. A empresa promete oferecer as opções mais avançadas que os usuários poderão escolher no segmento de notebooks acessíveis da Google.
Vale lembrar que a MediaTek já tentou uma linha Kompanio anteriormente, lançada em 2021 também para Chromebooks. Os chips não se popularizaram muito, e agora a empresa diz que decidiu dobrar a aposta e realmente se destacar com a versão Ultra dos componentes.

“Nós decidimos, que se vamos tentar de novo, nós não iríamos segurar nada”, declarou Adam King, um dos executivos da MediaTek. “Nós lançaríamos absolutamente o melhor que poderíamos fazer, mesmo sabendo que não venderia necessariamente volumes tremendos.”
O que o Kompanio Ultra oferece?
Indo para a parte técnica, os novos chips da MediaTek trazem CPUs baseadas em ARM de oito núcleos, fabricadas no processo de 3nm. É um núcleo de “ultraperformance” Arm Cortex a 3,62GHz X925, três núcleos Arm Cortex X4 de performance e os outros quatro Arm Cortex A720 para eficiência.
Os gráficos ficam por conta de uma GPU integrada Immortalis-G925 de 11 núcleos que promete output para até três telas 4K a 60Hz, algo incomum quando falamos de Chromebooks. A memória é LPDDR5X, como seria de se esperar, e a fabricante ainda não revelou a capacidade.

Como já ficou inevitável, os Kompanio Ultra trazem uma NPU também, prometendo 50TOPS de performance. O número supera o mínimo exigido pela Microsoft para chamar um notebook de Copilot Plus PC, então pode ajudar os Chromebooks a competirem em recursos de IA também.
A MediaTek diz que seu carro chefe, o Kompanio Ultra 910, supera o Intel Core Ultra 115U e 125U, com 18% mais performance em single-thread e 40% mais em multi-thread. Em gráficos, a fabricante afirma que o processador entrega até 250% mais frames por segundo jogando Minecraft do que o Core Ultra 5 125U.
Quando teremos Chromebooks com o novo SoC?
Ainda não temos previsão de lançamento dos primeiros Chromebooks efetivamente equipados com chips Kompanio Ultra. A MediaTek ofereceu apenas uma janela vaga de “próximos meses”.
Notícias relacionadas:
- ASUS anuncia linha Chromebook CR para estudantes
- Chip da NVIDIA com MediaTek terá seu design finalizado neste mês [RUMOR]
- Google potencializa Chromebooks com recursos de inteligência artificial
No entanto, King mencionou para o pessoal da PCWorld que a Google deve falar novamente de IA nos Chromebooks em seu evento Google I/O, que acontece em maio. Parece uma dica de que poderemos ver algum dos primeiros dispositivos com Kompanio Ultra na apresentação.
Por fim, a MediaTek ressaltou que a nova linha é exclusiva para Chromebooks, então quando decidir competir com os Snapdragon X em PCs a empresa vai apresentar outra série de processadores.