NPU do Intel Core Ultra 200HX melhora desempenho em games e ajuda a derrotar chefões com IA
Mais um dia, mais um recurso impulsionado por inteligência artificial (IA) é apresentado: NPU do Intel Core Ultra 200HX melhora desempenho em games e ajuda a derrotar chefões com IA.
Um dos títulos testados e compatível com o recurso é o famoso Black Myth: Wukong, que permite o uso de ferramentas de IA de terceiros para auxiliar os jogadores a dominar mecânicas complexas do game. Para garantir o melhor desempenho, a Intel usou a sua linha Arrow Lake-HX em um evento que aconteceu recentemente na China.
Segundo a Intel, os processadores Core Ultra 200HX podem impulsionar a experiência nos seus jogos favoritos para um nível inteiramente novo graças ao poder da Unidade de Processamento Neural (NPU).
Com assistente de IA integrado, será possível que os jogadores superem os desafios do jogo, como chefes complexos, sem a necessidade de táticas convencionais, com a repetição de padrões de ataque.

Leia mais
- Lenovo AI Stick oferece uma NPU externa de 32 TOPS, conectada por USB-C
- AMD Krackan Point com 6 núcleos Zen 5 aparece em teste de benchmark
- Shuttle anuncia novo mini PC com Ryzen 7 8845HS, o XPC nano NA10H7
Com ferramentas modernas, NPU do Intel Core Ultra 200HX também melhora desempenho em games
A atual geração da NPU feita pela Intel conta com execução eficiente de tarefas baseadas em IA. O assistente inteligente rodando somente na placa de vídeo consome recursos valiosos, limitando o frame rate a 94 FPS.
Contudo, usar a mesma ferramenta com o combo da CPU + GPU + NPU incrementa o desempenho para aproximadamente 108 FPS — aumento de quase 15%.
Sem assistência alguma de IA, o game atingiu 103 FPS, implicando que a IA não degrada a performance, mesmo quando não está ligada. Trata-se de um resultado curioso neste segmento, porque o rendimento foi levemente melhor quando usaram a assistência com o auxílio da NPU.
É válido ressaltar que a NPU da Intel conta com somente 13 TOPS, sendo um desempenho não muito impressionante quando comparado com os adversários Copilot+ PCs, que oferecem mais de 40 TOPS — ou mesmo o Ryzen AI 9 HX 370, da AMD, com até 50 TOPS.
De toda forma, testes independentes precisarão ser feitos e aprofundados para termos uma noção adequada do potencial das tecnologias da Intel. Os primeiros notebooks com o Core Ultra 200HX chegarão em breve no mercado internacional, e um deles contará com o apoio de uma RTX 5090, por meio de uma parceria com a Razer.
E aí? O que achou da novidade? Está interessado em ter um assistente de IA para auxílios variados nos seus jogos favoritos? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Adrenaline!
Fonte: wccftech