FeaturedGames

5 SUVs concorrentes do Citroën Basalt

O Citroën Basalt chegou para bagunçar com o segmento dos SUVs compactos e incomodar até mesmo os próprios “membros da família”. Para isso, o terceiro e último modelo da chamada linha C-Cubed aposta em um combo poderoso, formado por design, conjunto mecânico e, principalmente, preço.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Citroën Basalt estreia como SUV turbo mais barato do Brasil Preview Citroën Basalt | SUV coupé tem “quase” tudo para brilhar

A versão de entrada, Feel MT, equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, custa abaixo de R$ 90 mil, enquanto as mais completas, que entregam o competente propulsor Turbo 200 aliado à transmissão automática de 7 velocidades, não passam de R$ 107.390, valor cobrado pela First Edition, especial de lançamento.

Mas com quem ele vai brigar? O Canaltech listou 5 concorrentes do Citroën Basalt no Brasil, incluindo carros que fazem parte do mesmo grupo (e até da mesma marca).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Renault Kardian

Um dos SUVs citados “quase” que abertamente pelos executivos como rival do Citroën Basalt durante a apresentação do SUV coupé em Itu, no interior de São Paulo, foi o Renault Kardian, representado nos slides por uma bandeirinha da França.

Renault Kardian é um dos principais concorrentes do Citroën Basalt no mercado brasileiro (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O Kardian, assim como o Basalt, aposta no conjunto mecânico, formado pelo motor 1.0 turbo e por um câmbio automatizado de 7 marchas, para ganhar mercado. As diferenças entre eles começam na potência total (125 cv do Kardian x 130 cv do Basalt), passam pelo acabamento (superior no Renault) e terminam nos preços — o Kardian parte de R$ 118.090 e chega a R$ 138.990.

4. Nissan Kicks

O segundo em nossa lista de 5 SUVs concorrentes do Citroën Basalt também foi representado na apresentação dos executivos por uma bandeirinha do país, no caso, do Japão. Trata-se do Nissan Kicks que, embora venda bem no Brasil, já está com os dias contados.

Enquanto o novo Nissan Kicks não chega ao Brasil, Citroën Basalt pode aproveitar para ganhar mercado (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Enquanto a nova geração não chega, porém, o Basalt tem tudo para ganhar essa batalha, pois tem um projeto mais moderno, um conjunto mecânico mais potente e eficiente e, principalmente, preços mais atrativos — o japonês parte de R$ 114.190.

3. Volkswagen Nivus

O terceiro SUV que pode rivalizar com o Citroën Basalt é, assim como o Nissan Kicks, um modelo que está prestes a trocar de geração. Estamos falando do Volkswagen Nivus, um dos precursores do estilo coupé no país e, sem dúvida, um dos mais belos carros do segmento.

Volkswagen Nivus também é considerado um SUV coupé e, por isso, rivalizará com o Basalt (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

A “briga” maior do modelo francês será para convencer os fãs do modelo a trocar a confiabilidade da marca alemã por um carro cuja origem ainda é malvista por uma fatia grande dos consumidores. Vale pontuar que o Nivus tem preços entre R$ 119.990 e R$ 143.690, dependendo das configurações.

2. Fiat Fastback

Chegamos finalmente à prometida “briga interna”, que a Stellantis omitiu, com razão, durante a apresentação do Citroën Basalt ao consumidor brasileiro. Um dos primeiros inimigos íntimos que certamente brigarão por espaço com o modelo francês é o Fiat Fastback.

Visibilidade traseira do Fastback é pior que a do Citroën Basalt (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Assim como o Basalt, o Fastback tem no design diferenciado seu principal atributo na luta por espaço no concorrido mercado brasileiro. No que diz respeito ao desempenho, ambos os modelos dotados com motor turbo são bem semelhantes, mas a vantagem do francês se estabelece no que diz respeito à visibilidade traseira, ponto fraco do modelo comercializado pela Fiat e pela Abarth.

1. Citroën C3 Aircross

Encerramos a lista de 5 SUVs concorrentes do Citroën Basalt com um integrante da própria família C-Cubed: o Citroën C3 Aircross. E motivos para isso não faltam, a começar pelo motor, que é exatamente o mesmo: 1.0 Turbo 200, de 130 cv de potência.

Citroën C3 Aircross é da mesma família C-Cubed que o Basalt (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Em sua versão com 5 lugares, o SUV compacto mostrou evolução em relação à geração anterior, mas, quando colocada lado a lado em um comparativo com o Basalt, fica em desvantagem em diversos pontos: design, desempenho, lista de equipamentos, que é superior no SUV coupé e, principalmente no preço, já todas as versões do Basalt são mais em conta.

E aí: o que achou da lista de SUVs concorrentes do novo SUV coupé da Citroën? Ficou com mais vontade de investir no Basalt ou prefere levar para casa um dos rivais do modelo francês da Stellantis? Comente conosco em nossas redes sociais.

Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech) Citroën Basalt chega ao Brasil em 4 versões (Paulo Amaral/Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box