Seus jogos são realmente seus? Nova lei impacta vendas no Steam
Direito do consumidor é assunto sério, e um precedente aberto pelo Estado da Califórnia, nos EUA, acabou tendo impactos em todo o mundo. Estamos falando da forma como os jogos são adquiridos no Steam.
Mais especificamente, de 2025 em diante será obrigatório por lei que você seja informado de que está comprando apenas uma licença de uso dos jogos, exceto no caso em que o produto em questão ficará disponível para você eternamente em formato offline, claro.
Ainda assim, a Valve se antecipou e desde já passou a exibir um novo aviso quando você está fechando as suas compras no carrinho. Confira a seguir.
A nova lei de compras do Steam
Em tradução livre da mensagem atualmente exibida no exterior, ao adquirir um jogo, você agora passa a ser informado do seguinte:
A compra de um produto digital garante apenas a licença do produto no Steam.”
Ou seja, na prática, você não é verdadeiramente dono de nada além de uma licença que pode — e certamente vai — parar de ser cedida em algum momento futuro, nem que esse futuro só aconteça no dia em que o Steam fechar as portas e desligar os seus servidores.
Então, para todos os efeitos, comprar uma licença é quase como um aluguel por tempo indefinido, e você não é verdadeiramente dono de um jogo. Ao menos agora isso é explicitamente denotado na mensagem de compra.
Fonte: WindowsCentral