Super Nintendo agora roda um pouco mais rápido do que há 35 anos – e ninguém sabe o motivo
Com o tempo, a maioria dos consoles perde desempenho ou para de funcionar. Mas, surpreendentemente, alguns Super Nintendo antigos estão rodando um pouco mais rápido do que quando foram lançados há mais de três décadas.
A diferença é mínima e imperceptível para jogadores casuais, mas especialistas em hardware retrô e speedrunners começaram a investigar o que está acontecendo e se isso pode afetar recordes em clássicos como Super Mario Kart e Super Metroid.
O que está fazendo o SNES ficar mais rápido?
A chave do mistério está no APU (Audio Processing Unit) do Super Nintendo, que funciona a 24.576 MHz e depende de um resonador cerâmico para manter sua frequência.
No entanto, ao contrário de outros componentes que se desgastam, esse resonador parece acelerar com o tempo.
Em 2007, o DSP do console rodava a 32.040 Hz. Em 2025, a média já subiu para 32.076 Hz e algumas unidades testadas já chegaram a 32.182 Hz.
Para entender melhor, jogadores começaram a testar consoles antigos em diferentes temperaturas, com alguns até colocando seus SNES no freezer para analisar o impacto.
Isso Afeta o Desempenho dos Jogos?
O clock do CPU (processador principal) não mudou, então a jogabilidade continua a mesma. O áudio pode ficar levemente mais rápido e agudo devido ao aumento na taxa de amostragem do DSP.
Transições entre telas podem ser um pouco mais rápidas, como as mudanças de cenário em Super Metroid.
Segundo o especialista Alan “dwangoAC” Cecil, isso ainda não afeta speedruns, já que o tempo economizado não chega nem a um único frame ao longo de uma jogatina inteira.
Se essa tendência continuar, daqui a algumas décadas, talvez vejamos diferenças mais perceptíveis, especialmente para ferramentas assistidas por IA, que analisam as rotas mais rápidas possíveis nos jogos.
Talvez daqui uns 50 anos os SNES fiquem ainda mais rápidos.
Veja mais sobre games.
O post Super Nintendo agora roda um pouco mais rápido do que há 35 anos – e ninguém sabe o motivo apareceu primeiro em Nerdizmo.