Hasbro vai revelar detalhes sobre o futuro de Baldur’s Gate em breve
Lançado pela Larian Studios em agosto de 2023, Baldur’s Gate 3 se tornou um sucesso inesperado pela Hasbro, dona dos direitos da série Dungeons & Dragons. Agora que o RPG virou inclusive uma referência do tipo de jogo que ela quer trazer às lojas, a empresa já se prepara para compartilhar em breve novidades sobre esse universo.
Em uma entrevista à IGN durante a Game Developers Conference 2025 (GDC), o vice-presidente sênior de games digitais da companhia, Dan Ayoub, revelou detalhes sobre seus planos futuros. “Muitas pessoas estão muito interessadas em Baldur’s Gate. Meio que estamos trabalhando em nossos planos para o futuro e o que vamos fazer com isso”, explicou.
“E, na verdade, em um tempo realmente curto, vamos ter alguma coisa para falar sobre isso”, prometeu. Embora o futuro da franquia pareça assegurado, ele não vai ser conduzido pela Larian Studios, que desenvolveu o game lançado em 2023. Muito isso é consequência do fato de que a Hasbro demitiu muitos de seus funcionários que colaboraram para o game sequer existir.
Baldur’s Gate não vai ser explorado só por games
Enquanto a declaração de Ayub dá a entender que a companhia pretende anunciar um novo game de Baldur’s Gate 3 em breve, esse pode não ser o caso. Enquanto a série certamente deve ter um quarto capítulo no futuro, seu nome já foi explorado em card games como Magic e em conteúdos especiais para Dungeons & Dragons — e pode receber mais novidades para esses meios.

Embora o futuro da franquia siga em aberto, o jogo de 2023 vai continuar recebendo atualizações por algum tempo. Ao mesmo tempo que já está se focando em novos projetos, a Larian Studios continua dando suporte ao RPG e, atualmente, está realizando uma fase de testes de um update bastante substancial.
No mundo dos games, a primeira empresa a trabalhar com Baldur’s Gate foi a BioWare, que lançou o título homônimo em dezembro de 1998. Dois anos depois, ela lançou a sequência Shadows of Amn que, junto de sua expansão Throne of Baal, virou uma referência da qualidade que o estúdio era capaz de entregar em seus primeiros anos no mercado.
Fonte: WCCFTech