DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

92% dos jogadores de PC se dedicam a jogos antigos, afirma NewZoo

Presente na Game Developers Conference (GDC) como um representante da empresa de análise de mercado NewZoo, o diretor Ben Porter trouxe alguns resultados importantes sobre o segmento de PCs atual para o evento. Segundo ele, pelo menos 92% das pessoas que usam computadores para jogar dedicam a maior parte de seu tempo a jogos considerados antigos.

Além disso, ele afirma que esse mercado continua crescendo em ritmo constante, já tendo chegado a aproximadamente 907,5 milhões de pessoas em 2024. Esse número representa um grande crescimento em relação a 2023, quando esse valor estava estimado em 873,5 milhões de jogadores ao redor do mundo.

92% dos jogadores de PC se dedicam a jogos antigos, afirma NewZoo
Foto: Divulgação/The Irregular Corporation

A NewZoo também afirma que o público atual que joga em computadores é substancialmente maior do que aquele dedicado a consoles, que fica na casa das 653,1 milhões de pessoas. A consultoria afirma que o foco em títulos mais antigos surge do fato de que, como em outros segmentos de mercado, os PCs também são dominados por títulos como serviço com características contínuas.

Jogos com seis ou mais anos dominam o mercado de PCs

A Newzoo explica que, em sua pesquisa conduzida com mais de 73 mil jogadores, descobriu dados relevantes sobre os jogos antigos que mais fazem sucesso. Dentre eles, 67% são formados por títulos que chegaram às lojas há seis ou mais anos — 25% foram lançados há pelo menos dois anos, enquanto 8% são mais recentes do que isso.

92% dos jogadores de PC se dedicam a jogos antigos, afirma NewZoo
Foto: Divulgação/Valve

Entre todos eles, o que mais domina a atenção dos jogadores de PC é Counter-Strike 2/Global Offensive, citado por 7,1% dos participantes. Em seguida vêm títulos como League of Legends (6,4%), Roblox (6,2%), Dota 2 (5,8%) e Fortnite (5,4%). Nesse sentido, a pesquisa não mostra resultados muito diferentes daqueles obtidos pela mesma empresa no ano de 2024.

Isso significa um grande desafio para as desenvolvedoras que atuam na área, especialmente aquelas que desejam deixar sua marca no segmento de jogos como serviço. Dado que eles exigem muita dedicação e tempo do público, qualquer novo título que queria conquistar uma audiência vai ter que trazer ideias diferentes e recompensas capazes de justificar uma troca.

Fonte: PC Gamer

Facebook Comments Box