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6 sinais clássicos de que o motor do carro vai morrer

Os motores de carro podem apresentar alguns problemas ao longo de sua vida útil e, por mais que sejam feitos reparos e manutenções, é inevitável que, em algum momento, ele deixe de funcionar. Vale lembrar que, neste caso, estamos falando de ele “morrer” por completo, ou seja, ficar completamente inutilizável.

Assim como acontece com diversos componentes, os motores dos automóveis se desgastam e acabam estragando, não existindo uma fórmula ou procedimento que garanta a vida eterna deles. O que pode determinar sua longevidade são inúmeros fatores, que vão desde ao tratamento adequado até a qualidade da peça.

Se você já possui um automóvel há algum tempo e tem percebido alguns comportamentos diferentes na parte do motor, fique atento aos sinais que comentaremos abaixo.

Quanto tempo dura um motor de carro?

A duração do motor de carro pode variar de 100 mil a 400 mil quilômetros, e pode depender de diversas variáveis. Alguns fatores que influenciam a durabilidade do motor são:

imagem mostra o motor de um carro durante uma manutenção no mecânico
Região interna de um carro e suas peças de funcionamento (Reprodução: Freepik/Aopsan)
  • Manutenção regular;
  • Frequência de troca de óleo;
  • Tipo do combustível;
  • Qualidade do projeto e dos materiais;
  • Tipo de motorista;
  • Tipo de estrada.

Um motor a gasolina, etanol ou flex funciona corretamente, em média, entre 200 mil e 300 mil quilômetros. Depois desse período, ele pode perder a eficácia e começar a apresentar defeitos, sendo necessário uma retífica.

Já no caso de motores a diesel, a duração pode variar entre 300 mil e 800 mil quilômetros, dependendo do uso do motor, sua manutenção, qualidade do combustível e aplicações.

Manter bons hábitos com o veículo também pode influenciar na durabilidade do motor, como não sobrecarregar o veículo com peso excessivo, realizar manutenções periódicas, manter filtros limpos, trocar as marchas no tempo adequado, etc.

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Ruídos incomuns e barulhos altos

Ruídos e barulhos altos no motor podem ser indicativos de problemas, causados pela falta de tensão na correia dentada, pouca quantidade de fluido no radiador, suporte quebrado do motor, problemas com o alternador e problemas de lubrificação, como o nível de óleo baixo ou bomba de óleo com defeito.

Motor de um carro clássico sob reparo
Motor de um carro clássico sob reparo (Reprodução: Tim Mossholder/Unsplash)

Para ter certeza, é importante ver se o sistema de escape está em boas condições e sem vazamentos, checar se há peças soltas ou desgastadas, verificar o nível de óleo do motor, entre outros. É importante consultar um profissional qualificada para identificar a origem do problema e realizar a manutenção adequada.

Luz de advertência no painel

Preste atenção se há uma luz de advertência ligada no painel do veículo. Também conhecida como “Check Engine” ou “Service Engine Soon”, ela indica que há um problema no sistema de controle do motor.

Caso isso aconteça com o motor ligado ou enquanto estiver dirigindo, pare o carro assim que puder, com segurança, e desligue o motor. Em seguida, leve o veículo para uma oficina de confiança.

Ela pode significar: problema na central eletrônica do carro; no catalisador; em algum componente do sistema de injeção; falha no turbocompressor; na válvula de descarga; no eixo do turbocompressor ou falta de lubrificação.

Superaquecimento constante

Isso acontece quando a temperatura do motor do carro ultrapassa o nível ideal de operação, podendo danificar o motor e outras peças do veículo.

Motor de um carro superaquecendo: fumaça saindo pelo capô
Motor de um carro superaquecendo (Reprodução: Petr Smagin/iStock)

Algumas causas do superaquecimento podem ser: baixo nível de líquido de arrefecimento ou falhas nesse sistema; problemas com o termostato; vazamentos no sistema de refrigeração; mau funcionamento do radiador; falha na bomba de água e má qualidade do lubrificante; entre outros.

Os sinais de superaquecimento são fumaça ou vapor subindo do capô, luz do painel acessa no marcador de temperatura, barulho alto da ventoinha e vazamento de água com tom de azul ou vermelho no chão.

Caso isso aconteça, é preciso parar o veículo em um lugar seguro e em uma área plana, desligar o motor imediatamente e aumentar a ventilação, abrindo as janelas ou ligando o ventilador interno (não o ar-condicionado). Verfifique também o nível do líquido de arrefecimento.

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Perda de potência

A perda de potência do motor do carro acontece quando o veículo não consegue gerar energia mecânica suficiente para se impulsionar. Alguns sintomas são a falta de resposta do motor ao acelerar, velocidade reduzida, dificuldade em manter a velocidade e o aumento do consumo de combustível.

Entre as possíveis causas, estão: combustível de má qualidade ou alterado; vazamento de óleo; velas antigas; transmissão desgastada ou com baixo nível de fluido; filtro de ar sujo; temperatura ambiente elevada; condução agressiva; e manutenção inadequada.

Consumo excessivo de óleo ou combustível

O alto consumo de óleo ou combustível no carro pode ser causado por problemas mecânicos, estilo de condução ou falta de manutenção.

Bomba de posto de gasolina
Carro sendo abastecido (Imagem: Leonidas Santana/Shutterstock)

O consumo excessivo de óleo, geralmente, é causado por:

  • Desgaste de anéis de pistão, cilindros, juntas, retentores, vedantes, rolamentos, bielas e caixas dos segmentos;
  • Vazamentos de óleo em selos, juntas ou no cárter;
  • Uso de óleo inadequado;
  • Estilo de condução desportivo; entre outros.

Já o consumo de combustível em excesso pode ser causado por:

  • Problemas na bobina de ignição;
  • Problemas nas velas, cabo de vela e bobinas;
  • Peso excessivo no veículo;
  • Pneus com mau estado de conservação e calibragem incorreta;
  • Estilo de condução enérgico.

Fumaça excessiva no escapamento

A fumaça excessiva saindo do escapamento do carro também pode indicar problemas no motor, como desgaste dos anéis de pistão, defeito na junta do cabeçote ou falha nas vedações das válvulas. Porém, há dois tipos de fumaça:

  • Fumaça preta: pode indicar que o carro está desperdiçando combustível; pode estar acompanhada de forte odor; pode ser causada pelo excesso combustível;
  • Fumaça branca: pode ser causada por problemas no motor, como uma junta de cabeçote danificada, um cilindro com vazamento ou até um motor desgastado; pode ser causada por condensação de vapor de água ou vazamento de líquido de arrefecimento.

É preciso verificar o nível de líquido de arrefecimento e o óleo do motor; fazer uma inspeção visual no motor; trocar o líquido de arrefecimento; e reparar ou substituir o motor.

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