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Vale a pena comprar pneus usados? Veja os riscos e o que observar

Na hora de economizar, muita gente considera a compra de um pneu usado, também chamados de pneus seminovos ou part worn tyres. Essa prática é comum principalmente entre motoristas que precisam substituir um ou mais pneus, mas não querem ou não podem investir em um jogo novo completo.

No entanto, por mais tentadora que a economia pareça, é essencial entender os riscos envolvidos e os cuidados necessários antes de optar por pneus de segunda mão.

Os pneus são componentes essenciais para a segurança do veículo, responsáveis por garantir aderência, estabilidade e eficiência em frenagens. Usar pneus em más condições, com desgaste excessivo ou defeitos ocultos, pode comprometer diretamente a segurança dos ocupantes e aumentar o risco de acidentes.

Por isso, é fundamental saber como avaliar pneus usados e entender em quais situações essa escolha pode ser válida – e em quais deve ser evitada.

Quais são os riscos dos pneus usados?

pneu murcho sendo calibrado
(Imagem: Freepik)

Histórico desconhecido

Um dos principais problemas ao comprar pneus usados é que o histórico de uso raramente é conhecido. Não é possível saber se o pneu foi exposto a impactos severos, buracos profundos, má calibragem ou excesso de peso, fatores que podem comprometer sua estrutura interna.

Mesmo que a banda de rodagem pareça em bom estado, danos estruturais internos podem não ser visíveis, representando um risco oculto.

Pneus usados geralmente já apresentam algum nível de desgaste irregular, causado por desalinhamento ou suspensão em más condições. Esse tipo de desgaste compromete a aderência, especialmente em pistas molhadas, aumentando o risco de aquaplanagem e reduzindo a eficiência em frenagens de emergência.

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Limite legal e segurança reduzida

O limite mínimo de profundidade dos sulcos da banda de rodagem no Brasil é de 1,6 mm, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Muitos pneus usados vendidos no mercado chegam perto desse limite, o que significa que sua vida útil restante é muito curta.

Além disso, pneus com pouca profundidade de sulco têm aderência reduzida em pisos molhados e podem perder a capacidade de escoar água com eficiência. O pneu usado podem ter passado por reparos inadequados, como remendos ou consertos internos mal executados.

Um pneu que sofreu um furo lateral, por exemplo, pode ter a estrutura comprometida, mesmo que o reparo não seja visível externamente. Esses riscos ocultos são impossíveis de identificar sem equipamentos especializados, tornando a compra de pneus usados uma aposta arriscada para a segurança.

O que observar antes de comprar pneus usados?

Se ainda com os riscos, você decidir que vale a pena trocar os pneus atuais por usados, vale a pena prestar atenção em algumas coisas. Afinal, mesmo pneus usados em boas condições podem apresentar desempenho inferior aos pneus novos.

Veja a seguir dicas de como garantir esses itens em melhor qualidade!

Profundidade da banda de rodagem

Sempre meça a profundidade dos sulcos. Quanto maior, melhor. Pneus com menos de 3 mm já apresentam perda de desempenho em pisos molhados, mesmo que legalmente ainda possam ser usados.

Idade do pneu

Verifique a data de fabricação do pneu (DOT). Pneus com mais de 5 anos podem ter a borracha ressecada, o que reduz a aderência e aumenta o risco de rachaduras e estouros.

Inspeção visual

Verifique se há cortes, bolhas, rachaduras ou áreas de desgaste irregular. Se o pneu usado tiver qualquer sinal de dano estrutural ou reparo malfeito, descarte a compra.

Histórico confiável

Sempre que possível, compre pneus usados de lojas confiáveis ou centros automotivos com boa reputação. Evite comprar de vendedores desconhecidos ou em anúncios informais.

Com informações de TyreSafe.

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