FeaturedGames

Parar de fumar na meia-idade pode te fazer viver mais, diz estudo

Algumas pessoas nunca abandonam velhos hábitos, mesmo que isso lhes traga más consequências. Essa é a notícia que pode fazer parte delas mudar de ideia. Um novo estudo revela que as pessoas que pararam de fumar, mesmo na meia-idade, podem ganhar alguns anos de vida extra.

O estudo conduzido pela Universidade de Michigan (UM) fez um comparativo estatístico utilizando dados de saúde nacionais e disponíveis publicamente para calcular o número de anos perdidos por tabagistas e ganhos por parar de fumar entre pessoas com idades de 35 a 75 anos.

Os resultados foram publicados no American Journal of Preventive Medicine.

Nova descoberta apoia a ideia de que nunca é tarde para largar o cigarro. (Imagem: Mathew Macquarrie/Unsplash)

Parar de fumar é vantajoso em qualquer idade

Pesquisadores encontraram dados que mostram que parar de fumar traz benefícios a longo prazo tanto para jovens quanto para pessoas na meia-idade.

Ao comparar a expectativa de vida de pessoas que pararam de fumar aos 35, 45, 55, 65 e 75 anos com aquelas que continuaram fumando na mesma idade, eles encontraram as seguintes probabilidades:

Aqueles que fumavam aos 35 anos e nunca pararam perderam cerca de 9 anos de vida. Em contraste, as pessoas que pararam na mesma idade ganharam 8 anos de vida.

Já os indivíduos que fumavam aos 75 anos e permaneceram assim devem perder cerca de 4,4 anos de vida em média. Isso equivale a 50% da sua expectativa de vida.

No entanto, se escolherem parar de fumar entre 65 e 75 anos, as chances de ganharem pelo menos 1 ano de vida são de 23% e 14%, respectivamente.

A probabilidade de alguém aos 65 ou 75 anos ganhar pelo menos um ano de vida se parar de fumar é significativa. (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock)

Leia mais:

8 estratégias para parar de fumar neste ano

Aroma do café pode ajudar a parar de fumar

Proibir a Geração Z de fumar pode evitar milhões de mortes por câncer

Nunca é tarde para fazer escolhas saudáveis

Do começo de uma pesquisa anterior com quase 13 mil homens de meia-idade até o final dela, aqueles que fumavam 30 ou mais cigarros por dia enfrentavam um risco 21% maior de morrer nos 25 anos seguintes.

Mas, mesmo cientes de informações como essa, é natural que as pessoas mais velhas sintam que não vai fazer diferença parar de fumar na idade delas. Bem, o novo estudo mostra que nunca é tarde demais. Os pesquisadores apoiam veementemente esta ideia.

Parar de fumar é a melhor coisa que as pessoas podem fazer para aumentar sua expectativa de vida.

Trecho do artigo.

É claro que quanto mais cedo uma pessoa para de fumar, maiores são os benefícios. Exatamente por isso, resignar-se com o destino não é uma boa opção. Parar de fumar agora, mesmo que tarde, pode te render mais alguns anos para aproveitar seu tempo na Terra.

O post Parar de fumar na meia-idade pode te fazer viver mais, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box