Furacão Milton: Procon aponta o que fazer em caso de voos cancelados
Com o cancelamento de voos partindo de São Paulo para o sul dos Estados Unidos, especialmente a Flórida, por conta do furacão Milton, nesta quinta-feira (10), o Procon/SP emitiu comunicado voltado aos passageiros afetados.
Uma das recomendações do órgão é a de que o viajante fale com a companhia aérea antes de ir para o aeroporto, a fim de saber se o voo segue previsto, ou se foi cancelado.
Se o voo foi contratado por meio de uma agência de viagens, então, cabe a ela prestar contas acerca de como o consumidor deve proceder. O Procon/SP também pensa na possibilidade de danos nas infraestruturas, capazes de comprometer o funcionamento de aeroportos, a mobilidade, etc.
Neste caso, mesmo que as companhias aéreas e agências de viagem não sejam os agentes causadores dos transtornos, elas devem prestar assistência, visando minimizar os transtornos dos passageiros, aponta o órgão.
Quais são os direitos dos passageiros com voos cancelados?
Numa situação de voos cancelados, tendência neste momento em que o furacão Milton avança e destrói a Flórida, o passageiro deve estar ciente que possui os seguintes direitos:
O cancelamento do voo deve ser previamente avisado nos canais de atendimento das companhias aéreas;
Conseguir realizar a viagem, com prioridade no próximo voo da empresa aérea rumo ao mesmo destino;
Ser redirecionado, gratuitamente, para outra companhia aérea;
Receber reembolso, ou, então, ser hospedado em hotel pago pela empresa. Caso o viajante estiver em seu local de domicílio, a companhia poderá oferecer apenas o transporte para a residência do consumidor e de lá para o aeroporto;
Ressarcimento ou abatimento proporcional caso haja dano material dado o atraso, como perda de diárias, passeios e conexões;
Buscar reparação com a Justiça caso entenda que o atraso causou danos morais, como atraso na reunião de trabalho, presença em eventos, entre outros.
Leia mais:
Os 5 melhores aplicativos para acompanhar voo de todas as companhias aéreas nos aeroportos
Voa Brasil: como comprar passagem aérea a R$ 200
Passagem do furacão Milton pode alterar a costa da Flórida; entenda
Quais voos foram cancelados até o momento em SP?
A LATAM cancelou todos os voos programados para Orlando (EUA), sendo dois nesta quarta-feira (9). Em nota, a empresa aérea disse que, “m decorrência da passagem do furacão Milton pelo estado da Flórida, os voos LA8126 (São Paulo/Guarulhos-Orlando) e LA8127 (Orlando-São Paulo/Guarulhos) desta quarta-feira foram cancelados”.
Na mesma nota, a Latam disse que os passageiros afetados podem pedir alteração de data do voo ou o reembolso, sem nenhum pagamento de multa ou quaisquer taxas.
Já a rota para Miami segue inalterada por ora, informou a companhia. Contudo, ela está oferecendo flexibilidade de alteração nas datas por sete dias, apenas para voos marcados entre 9 e 10 de outubro.
“A Latam sugere que os passageiros com voos com destino a Orlando e Miami entre os dias 8 e 10/10 confirmem o status do seu voo periodicamente no nosso site https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status”, informou.
O Metrópoles entrou em contato com o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que alegou ter somente um voo cancelado nesta quarta-feira (9) e que os passageiros foram devidamente remanejados.
O post Furacão Milton: Procon aponta o que fazer em caso de voos cancelados apareceu primeiro em Olhar Digital.