RTX Neural Shading estreia no DirectX em abril com suporte para GPUs NVIDIA
A NVIDIA anunciou que o RTX Neural Shading terá suporte oficial a partir do próximo mês, graças a uma atualização do DirectX Agility SDK Preview lançada pela Microsoft. Essa novidade permitirá que a tecnologia seja acelerada pelos Tensor Cores das GPUs GeForce RTX, trazendo novas possibilidades para o processamento gráfico nos jogos.
Desde fevereiro, desenvolvedores já podiam acessar o RTX Kit via GitHub, mas a integração com o DirectX promete otimizar a adoção da tecnologia.

Segundo John Spitzer, VP de Tecnologia para Desenvolvedores da NVIDIA, a colaboração com a Microsoft permitirá que shaders programáveis aproveitem IA para melhorar a fidelidade gráfica e o desempenho nos jogos para Windows.
A Microsoft, por meio do gerente de desenvolvimento do Direct3D, Shawn Hargreaves, confirmou que o DirectX e o HLSL receberão suporte a Cooperative Vectors, um avanço que permitirá a renderização neural em grande escala.
- Veja também: RTX Neural Texture Compression: NVIDIA reduz uso de VRAM em até 96% com nova tecnologia
Com isso, os Tensor Cores das GPUs RTX serão totalmente aproveitados, possibilitando texturas mais ricas, materiais avançados e um iluminamento mais realista.
Três principais aplicações do RTX Neural Shading
A NVIDIA detalhou três usos principais da nova tecnologia:
- RTX Neural Texture Compression: compacta milhares de texturas em menos de um minuto, reduzindo o consumo de VRAM/RAM em até sete vezes comparado às técnicas tradicionais.
- RTX Neural Radiance Cache: melhora a iluminação indireta ao estimar múltiplos saltos de luz com apenas um ou dois cálculos diretos, otimizando a performance sem comprometer a qualidade visual.
- RTX Neural Materials: acelera o processamento de materiais complexos como porcelana e seda, tornando o sombreamento cinco vezes mais rápido que métodos convencionais.
Apesar de estar em fase de prévia, a tecnologia já está integrada às GPUs GeForce RTX Série 50, garantindo suporte total aos futuros jogos que adotarem o RTX Neural Shading.
Demonstração na GDC 2025 e atualizações no Unreal Engine 5
Durante a GDC 2025, a NVIDIA exibiu uma versão atualizada da demo Zorah, apresentada originalmente na CES. Essa nova versão inclui suporte a RTX Mega Geometry, RTX Hair, ReSTIR Path Tracing e ReSTIR Direct Illumination.

Além disso, o branch da NVIDIA RTX para Unreal Engine 5 foi atualizado no GitHub para incluir as tecnologias RTX Mega Geometry e RTX Hair.
O Mega Geometry, que estreou em Alan Wake 2, melhora a complexidade geométrica sem comprometer o desempenho. Já o RTX Hair, que será usado em Indiana Jones and the Great Circle, simula cabelos e pelos com maior realismo.
NVIDIA ACE: IA para NPCs e games mais dinâmicos
Outro destaque do evento foi a confirmação de que a tecnologia NVIDIA ACE será lançada no jogo inZOI em 28 de março. Com isso, NPCs do game poderão responder de forma mais natural e interativa ao ambiente.
O NVIDIA ACE também será integrado à versão para PC de NARAKA: BLADEPOINT MOBILE, funcionando como um assistente de IA para os jogadores. No futuro, jogos como Black Vultures: Prey of Greed também utilizarão essa tecnologia para tornar os personagens controlados por IA mais dinâmicos.
Via: WCCFTech.