CEO do Roblox aconselha pais desconfortáveis a evitarem a plataforma
Bastante usada como uma central de jogos e de experiências sociais por jovens e crianças, Roblox se tornou alvo de denúncias que acusam seus donos de falhar em proteger seus usuários da ação de pedófilos e outros agentes prejudiciais. Segundo o CEO da companhia, Dave Baszucki, cabe aos pais que “se sentirem desconfortáveis” manterem seus filhos longe da plataforma.
Em uma entrevista à BBC News, Baszucki afirmou que a companhia está tomando várias medidas para tentar coibir comportamentos inadequados e abusivos. Ao mesmo tempo, ele parece admitir que as soluções tomadas podem não ser suficientes para aplacar as preocupações de muitas pessoas.

“Minha primeira mensagem seria, se você não está confortável, não deixe que seus filhos estejam em Roblox”, explicou o executivo. “Isso parece um pouco contraintuitivo, mas eu sempre confio que os pais são capazes de tomar suas próprias decisões”. Para Justine Roberts, da Mumsnet, nem sempre é fácil seguir esse conselho, já que crianças podem romper controles parentais e sofrem com a pressão social de estar em uma plataforma habitada por todos os seus amigos.
Público de Roblox é majoritariamente jovem
Segundo dados divulgados pela própria criadora de Roblox, 21% de seus mais de 68,4 milhões de usuários ativos em 2023 eram crianças com 9 anos de idade ou menos. Além disso, 21% tinham entre 9 e 12 anos e outros 16% tinham entre 13 e 16 anos — o que significa que pelo menos 58% dos usuários da plataforma são menores de idade.

Até mesmo por isso surgiu como preocupante o relato da Bloomberg de que muitos moderadores da empresa admitem ter dificuldade em lidar com conteúdos considerados pouco apropriados e predatórios. Pouco depois da publicação da reportagem, a empresa limitou o acesso a certas experiências, impedindo que elas fossem acessadas por menores de 13 anos.
Desde então, o Roblox também fez várias mudanças em suas políticas de proteção, dando a pais e responsáveis um maior controle sobre as atividades e tempo de uso de suas crianças. No entanto, a BBC afirma que as medidas ainda são insuficientes e é relativamente fácil romper barreiras do chat e iniciar conversar sobre conteúdos adultos com jogadores jovens.
Fonte: Game Developer, BBC