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Mais uma aeronave militar dos EUA está perto de virar realidade; conheça

DARPA, agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para tecnologias militares, investe em programas de desenvolvimento de aeronaves para recrudescer as operações americanas. O Olhar Digital recentemente reportou sobre um modelo capaz de pousar e decolar na água, encomendado pelo órgão e construído pela Aurora Flight Sciences (uma subsidiária da Boeing).

A empresa faz parte de um programa da DARPA chamado SPRINT, sigla em inglês para Speed ​​& Runway Independent Technologies (Tecnologias independentes de velocidade e de pista, em tradução livre). Agora, a Aurora chegou mais perto de tornar outra aeronave militar realidade, com um voo de teste bem-sucedido.

Aeronave militar faz parte de programa da DARPA (Imagem: Aurora Flight Sciences/Reprodução)

DARPA tem programa para aeronaves mais independentes

A novidade da vez é uma aeronave militar VTOL, ou seja, de decolagem e pouso vertical. A construção faz parte do programa SPRINT, que visa colocar no ar modelos velozes e independentes de uma pista (como no caso do avião que decola e pousa na água).

De acordo com o New Atlas, o objetivo da DARPA é ter uma nova classe de aeronaves militares capazes de movimentar tropas e cargas muito mais rapidamente do que helicópteros – e com mais flexibilidade também.

Se passar de fase, modelo da Aurora terá de passar por mais testes (Imagem: Aurora Flight Sciences/Reprodução)

Aeronave militar da Aurora passou no teste

O modelo da Aurora faz parte do SPRINT e, atualmente, está na fase 1B, um estágio de projeto preliminar antes da oficialização da construção. A aeronave militar compete com outro conceito, da empresa Bell. Quem vencer, ganha o contrato de construção da DARPA.

A Aurora fez sua parte nesse sentido. Os três primeiros testes de efeito solo foram um sucesso e demonstraram as capacidades de elevação vertical do modelo.

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Conheça a aeronave militar

Caso a companhia da Boeing passe de fase, terá que conduzir mais testes com conceitos maiores;

Na versão em tamanho real (caso a Aurora chegue lá), o avião terá 40 metros de envergadura, capacidade para 454 quilos de carga útil e velocidade máxima de 834 km/h;

O modelo ainda conta com três ventiladores de sustentação vertical, um em cada asa e um no centro, o que viabiliza o pouso e a decolagem;

Os projetos – tanto da Aurora quanto da Bell – serão revisados em abril de 2025.

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