DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

GlobalFoundries e MIT vão trabalhar juntas em chips fotônicos para IA

A GlobalFoundries, que já foi parte da AMD, anunciou uma nova parceria com o MIT, o Instituto de Tecnologia do Massachusetts, para o desenvolvimento conjunto de tecnologias. O objetivo principal do acordo é a criação de chips fotônicos voltados para IA.

“A colaboração entre o MIT e a GlobalFoundries exemplifica o poder da cooperação entre academia e indústria para enfrentar os desafios mais difíceis na pesquisa de semicondutores”, declarou Tomás Palacios, um dos diretores do MTL, laboratório da MIT que vai trabalhar mais diretamente com a empresa de tecnologia.

Representantes do MIT e GlobalFoundries se cumprimentam
Fonte: GlobalFoundries

Segundo sua divulgação, a parceria vai usar a tecnologia “diferenciada” de silício fotônico da GlobalFoundries para criar componentes mais eficientes para data centers, além da plataforma 22FDX da empresa, que é usada em dispositivos inteligentes. O texto, entretanto, não chega a ressaltar as vantagens específicas que chips fotônicos podem trazer para IA.

“Ao unir as capacidades renomadas do MIT com as plataformas líderes em semicondutores da GF, nós estamos posicionados para impulsionar avanços significativos em pesquisa nas tecnologias essenciais da GF para IA”, disse Gregg Bartlett, executivo da GlobalFoundries. “Essa colaboração destaca nosso compromisso com inovação e ressalta nossa dedicação em desenvolver a próxima geração de talentos para a indústria de semicondutores.”

Fachada de um dos prédios do MIT
Fonte: Wikimedia Commons

GlobalFoundries e MIT já colaboram há tempos

A promessa de chips fotônicos para IA é uma extensão da colaboração entre a fabricante de semicondutores e a universidade que já acontece há algum tempo. A parceria foi anunciada no próprio campus da MIT.

Notícias relacionadas:

O Instituto tem alguns de seus professores participando do programa de parcerias com universidades da GlobalFoundries. Além disso, as instituições trabalham juntas em programas de formação de profissionais, envolvendo até o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Com o foco da parceria em desenvolvimento de tecnologias, é de se esperar que ainda vai um tempo antes de vermos produtos finalizados como resultado dessa colaboração.

Facebook Comments Box