DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Hackers do futuro não vão invadir o seu celular se ele tiver este chip

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (26) um novo chip de segurança projetado para resistir até mesmo a ataques de computadores quânticos. Em outras palavras, hackers equipados com máquinas como essas no futuro não conseguirão invadir celulares e outros dispositivos equipados com o S3SSE2A da coreana. O anúncio da Samsung chega dias depois de a Microsoft apresentar o Majorana 1, o primeiro chip quântico do mundo capaz de realizar tarefas com extrema precisão.

O chip de “criptografia pós-quântica” (PQC) da coreana promete elevar a segurança dos dispositivos móveis a um novo patamar, protegendo dados sensíveis contra ameaças futuras. Atualmente, computadores quânticos são usados apenas em laboratórios, mas espera-se que eles possam ser comercializados de alguma forma até meados de 2030.

Computadores quânticos x Criptografia atual

Os computadores quânticos, quando se tornarem viáveis em larga escala, poderão quebrar os algoritmos de criptografia convencionais em segundos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso porque — ao contrário dos computadores comuns, que processam informações em bits (0 ou 1) —, os computadores quânticos utilizam qubits, que podem representar múltiplos estados simultaneamente graças ao fenômeno da superposição quântica.

IBM Research computador quantico
Computador quântico tem maior capacidade de resolver problemas matemáticos e, por isso, criptografia contemporânea precisa mudar (Imagem: Divulgação/IBM Research) 

Além disso, o entrelaçamento quântico permite que os qubits compartilhem informações de forma extremamente eficiente, acelerando exponencialmente certos tipos de cálculos matemáticos.

Como grande parte da segurança digital atual depende da dificuldade de fatorar grandes números primos ou resolver problemas matemáticos complexos, esses sistemas quânticos poderiam quebrar rapidamente os métodos de criptografia usados hoje, tornando senhas, transações bancárias e comunicações vulneráveis.

Nesse cenário, sistemas atuais que levariam trilhões de anos para serem invadidos por força bruta poderiam ser hackeados nos próximos anos em meras dezenas de horas.

Criptografia baseada em redes

Para antecipar essa ameaça, o novo chip da Samsung usa tecnologia PQC baseada em Lattice-Based Cryptography (criptografia baseada em redes).

Esse método é altamente resistente aos cálculos ultrarrápidos que computadores quânticos poderiam fazer e já é considerado pela Samsung um dos pilares da segurança digital para os próximos anos.

Além da criptografia avançada, o S3SSE2A conta com proteção contra ataques físicos, dificultando tentativas de extração de dados diretamente do hardware. Isso significa que, mesmo que um hacker tenha acesso físico ao dispositivo, será mais difícil comprometer sua segurança.

Chip de segurança pós-quantica da Samsung deve atual em várias frentes para evitar invasão de dispositivos (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung aposta na integração desse chip em smartphones, tablets e outros dispositivos conectados para garantir que informações pessoais, credenciais bancárias e dados corporativos permaneçam protegidos.

Embora ainda não tenha anunciado quais modelos receberão essa tecnologia, a expectativa é que futuros lançamentos da linha Galaxy incorporem essa inovação.

Leia mais sobre computadores quânticos no Canaltech

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box