DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Samsung busca criar memórias NAND com 1.000 camadas até 2030

Uma das principais disputas entre as grandes fabricantes de memórias no mundo atualmente é a corrida para alcançar os chips NAND com 1.000 camadas. Segundo novas informações vindas diretamente da Coreia do Sul, a Samsung estaria planejando superar essa barreira até 2030 – ou seja, em cinco anos.

Uma reportagem do The Bell explica que métodos de união entre diferentes wafers serão centrais para o desenvolvimento de memórias NAND com tantas camadas. Em seus componentes, a Samsung tem usado um método chamado Cell on Peripheral (COP), que coloca o circuito periférico em um wafer e empilha as células NAND por cima.

Samsung SSD PM9E1 produção

Conforme o número de camadas aumenta, o COP começa a não ser a melhor solução, por aumentar a pressão nos periféricos e diminuir sua confiabilidade. Além disso, fazer um wafer apenas com estruturas para as células NAND pode resultar em placas com até 500 camadas, segundo previsões de especialistas da indústria.

É por esses motivos que a Samsung estaria interessada no desenvolvimento de uma tecnologia híbrida de união de wafers, que permitira juntar mais camadas para o NAND. A empresa estaria trabalhando com a chinesa YMTC na criação dessa solução, que deve aparecer logo em sua geração V10 de chips.

Foto: Babak Habibi/Unsplash

NAND V10 da Samsung marca estreia de nova tecnologia

A Samsung deve começar a produção em larga escala de seus primeiros chips NAND da geração V10 no próximo semestre. Espera-se que sua nova tecnologia de união de wafers vai fazer sua estreia com esses chips, já permitindo componentes entre 420 e 430 camadas.

Conforme a empresa desenvolve outras tecnologias para implementar na criação de seus NAND, as próximas gerações devem entregar cada vez mais camadas, até possivelmente alcançar as 1.000 em 2030.

Notícias relacionadas:

Para referência na atualidade, o SSD recém-lançado 9100 PRO Gen 5 usa memórias NAND da geração V8 da Samsung, que alcançam 236 camadas.

Enquanto isso, vale lembrar que a Kioxia quer chegar na frente de sua concorrente, e entregar seus primeiros NAND de 1.000 camadas logo em 2027.

Via: TechPowerUp

Facebook Comments Box