DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Cofundador da BioWare tinha planos de mudar a Electronic Arts por dentro

Um dos cofundadores da BioWare junto com Ray Muzyka, Greg Zeschuk deixou a empresa em 2012, poucos anos após ela ter sido comprada pela Electronic Arts. Em uma entrevista recente ao podcast My Perfect Console, ele explicou que um dos motivos para isso foi ter falhado em sua tentativa de dominar a publicadora e mudá-la por dentro.

Zeschuk afirma que sua maior esperança de conseguir fazer isso era o MMO Star Wars: The Old Republic, que foi o último trabalho do estúdio sob a sua liderança e de Muzyka. A expectativa era que, se o título trouxesse retornos o suficiente, isso daria à chefia do estúdio a possibilidade de crescer sua influência dentro da publicadora.

 “Se fosse bem-sucedido, muito bem-sucedido, Ray e eu provavelmente teríamos lançado uma proposta para tentar assumir a Electronic Arts por dentro, sendo os piratas corporativos que somos. Mas precisava ser algo como US$ 2 bilhões por anos de sucesso. Mas não deu certo, então eu fiquei tipo ‘ah, estou bem’”, explicou o cofundador do estúdio.

Golpe dentro da Electronic Arts falhou

Apesar de Star Wars: The Old Republic ter trazido bons resultados, e continuar ativo até os dias atuais nas mãos da Broadsword, ele não foi nem de longe o sucesso que a Electronic Arts esperava. Em uma época no qual muitos estúdios investiam em MMOs, a companhia acreditava ter chances de acabar com o domínio de World of Warcraft, que até hoje permanece o título mais popular do gênero.

Mesmo que o “golpe” tivesse dado certo, Zeschuk reconhece que provavelmente não conseguiria passar muito mais tempo dentro da publicadora. “Grandes companhias existem para explorar propriedades. Elas existem para explorar games. Muitos dos grandes caras norte-americanos, eles só são bons em ‘ei, vamos espremer o máximo de dinheiro dessa franquia’”, explicou.

Para o cofundador da BioWare, isso não era algo interessante, já que sua paixão sempre foi criar novos games e explorar ideias novas. Apesar de ter deixado a companhia como resultado da aquisição, ele afirma que ela conseguiu produzir coisas boas dentro da Electronic Arts, citando como exemplo os primeiros capítulos de Dragon Age e de Mass Effect.

Fonte: PC Gamer

Facebook Comments Box