Por que o Volkswagen Nivus 2025 não tem mais farol de neblina?
O Volkswagen Nivus, um dos SUVs mais vendidos do Brasil no ano passado, chegou para 2025 com algumas mudanças internas, na relação de equipamentos e, também, visuais. E uma delas chamou a atenção: a ausência do farol de neblina.
- Volkswagen confirma picape inédita para brigar com Fiat Toro
- Quanto custaria um Gol ano 2000 hoje, com a inflação?
A mudança, embora pequena em se tratando do design como um todo, é bastante significativa. Por conta disso, levantou uma questão que muitos não sabem a resposta até agora: por que o Nivus 2025 não tem mais farol de neblina?
A resposta, acreditem, não é pura e simplesmente estética, como alguns canaltechers podem estar imaginando. A mudança foi tomada por outras razões.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ficou curioso? Então prepare-se, pois o CT Auto vai revelar porque o SUV compacto da Volkswagen “perdeu” o farol de neblina.

Por que o Nivus perdeu o farol de neblina?
A principal razão para o Volkswagen Nivus ter perdido o farol de neblina em sua linha 2025 é a aerodinâmica. Sim. A marca de origem alemã substituiu o acessório por uma pequena entrada de ar.
De acordo com a Volkswagen, essa troca serviu para reduzir a resistência do carro ao ar em seus deslocamentos. Quanto menor a resistência, melhor a aerodinâmica e, consequentemente, maior o desempenho e a economia de combustível.
Os dados oficiais do Inmetro confirmam que o Nivus 2025 evoluiu no quesito consumo. Em 2024, as médias oficiais do Inmetro apontavam médias de 12,1 e 14,2 km/l na cidade e na estrada, quando abastecido com gasolina.
A versão 2025 do Nivus, sem farol de neblina e com uma entrada de ar na dianteira, agora faz, segundo o Inmetro, 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque.
Você pode estar se perguntando se a ausência dos faróis de neblina não seria prejudicial à segurança, principalmente em dias chuvosos ou com pouca luz. A resposta da Volkswagen é direta: não.
De acordo com a marca, os LEDs do farol são suficientes para suprir a falta do farol de neblina e, por isso, o acessório se tornou dispensável.
Leia também:
- Golf esquecido em aeroporto deve R$ 1,2 milhão de estacionamento
- Dia do Fusca: 5 curiosidades sobre um dos carros mais vendidos da história
Vídeo: Baterias BYD; a verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.