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Quantos ROPs uma GeForce RTX 50 deve ter? Tudo sobre o problema

Nos últimos dias um problema tem assolado a NVIDIA e também os usuários de algumas placas de vídeo da linha GeForce RTX 50, especificamente a quantidade de ROPs de alguns modelos, que estão vindo com números abaixo do que deveriam. A NVIDIA já confirmou o problema que pode afetar vários fabricantes em diferentes modelos.

Desempenho de placas com menos ROPs pode ficar até 5% abaixo de um modelo normal

Nesse curto artigo mostramos o número de ROPs que cada GPU deve ter, como identificar de forma fácil se sua placa de vídeo RTX 50 tem esse problema e a solução. 😬

O problema da falta de ROPs e a solução

A quantidade de ROPs do GPU influencia diretamente na performance final da placa de vídeo, logo ter menos ROPs indica que a placa terá desempenho inferior a modelos com a quantidade correta.

Como exemplo, algumas placas GeForce RTX 5090 que deveriam ter 176 ROPs estão vindo com 168 ROPs. Esse número pode entregar desempenho 4 a 5% abaixo do normal, pouco para uma RTX 5090, mas de longe algo a ser remediado. Vale destacar também que a queda de desempenho pode ser mais representativa em placa com uma quantidade total de ROPs inferior, como é o caso de uma GeForce RTX 5070 Ti.

Placa RTX 5090 da Gigabyte com o problema / TechPowerUp

NVIDIA: “Depois de mais investigações, identificamos que uma build do início da produção das GPUs RTX 5080 também foi afetada pelo mesmo problema. Consumidores afetados podem contatar a fabricante de suas placas para uma substituição.”

A solução é trocar a placa

De acordo com a NVIDIA, a solução para quem comprar uma placa de vídeo com GPU da linha GeForce RTX 50 com quantidade de ROPs inferior ao correto, é entrar em contato com o fabricante a fim de uma substituição.

O problema ainda é desconhecido e não tem uma solução via software, como atualização de BIOS. Outro detalhe é que acontece com placas de vídeo de vários fabricantes como é possível ver nessa publicação do TechPowerUp, entre eles Gigabyte, MSI, Palit e Zotac.

Não tivemos problemas com as placas que analisamos até o momento, sendo uma Gigabyte RTX 5090 Master Ice e uma ZOTAC RTX 5080 Solid.

Quantidade de ROPs das GPUs GeForce RTX 50

Abaixo a quantidade de ROPs que cada GPU GeForce RTX 50 deve ter. Por enquanto as placas que apresentaram mais problemas de acordo com reports são justamente as mais caras, baseadas no GPU GeForce RTX 5090 e RTX 5090D (essa última comercializada apenas na China).

Em todos os casos as placas vem com 8 ROPs a menos do que deveriam na contagem total

GeForce RTX 5090: 176 ROPs (estão vindo com 168 ROPs)

GeForce RTX 5090D: 176 ROPs (estão vindo com 168 ROPs)

GeForce RTX 5080: 112 ROPs (estão vindo com 104 ROPs)

GeForce RTX 5070 Ti: 96 ROPs (estão vindo com 88 ROPs)

Vale destacar que ainda não foi reportado casos de problemas com placas usando o GPU GeForce RTX 5070. Se acontecer, a placa que deve ter 64 ROPs pode ficar com apenas 56 ROPs, uma queda de 12,5 % que pode afetar mais o desempenho do que em placas como a RTX 5090.

Como conferir quantos ROPs tem sua placa de vídeo

O processo para conferir a quantidade de ROPs é bastante simples, basta abrir o aplicativo GPU-Z que a quantidade de ROPs aparece na tela principal na aba “Graphics Card” como mostra na print abaixo.

Veja o nome da placa através da seta, e mais abaixo a quantidade de ROPs/TMUs no campo circulado em vermelho. Essas prints são das placas que testamos, que trazem os números corretos.

Vale destacar que o GPU-Z é um aplicativo muito interessante para conferir vários outros detalhes do seu GPU e placa de vídeo, seja um desktop ou mesmo notebook. Tenho um artigo bem completo que entro em detalhes do que esse software, vale a pena conferir.

Placas RTX 5090 e RTX 5080 que testamos não tinham o problema

Muitos nem irão saber do problema

Certamente pela quantidade de entusiastas e pela quantidade de pessoas que compram uma placa de vídeo e não se importam com especificações técnicas, tão pouco com 5% de desempenho a mais ou a menos, muitos sequer vão saber que suas placas de vídeo tem um problema técnico desse tipo.

Como colocado acima, um problema que sequer é um problema para muitos, mas do ponto de vista lógico incomoda, principalmente que sabemos do problema e que gostamos de hardwares.

Abaixo as tabelas completas das placas GeForce RTX 50 modelos referência da NVIDIA.

NVIDIA GeForce RTX 5090

NVIDIA GeForce RTX 5080

NVIDIA GeForce RTX 5070 Ti

NVIDIA GeForce RTX 5070

Comparativo

NVIDIA GeForce RTX 5090

Ficha Técnica

Nossa Análise

NVIDIA GeForce RTX 5080

Ficha Técnica

Nossa Análise

NVIDIA GeForce RTX 5070 Ti

Ficha Técnica

Nossa Análise

NVIDIA GeForce RTX 5070

Ficha Técnica

Nossa Análise

Ficha Técnica

Nossa Análise

Preço de Lançamento

Preço de Lançamento

US$1.999,00

06/01/2025
US$999,00

06/01/2025
US$749,00

20/02/2025
US$549,00

05/03/2025

Preço Atualizado

Preço Atualizado

R$20.000,00
30/01/2025

Comprar

R$9.799,99
31/01/2025

Comprar

R$7.499,00
21/02/2025

Comprar

Especificações da GPU

Processo de fabricação

Processo de fabricação

5 nm

5 nm

5 nm

5 nm

PCI-Express bus

PCI-Express bus

5.0 x16

5.0 x16

5.0 x16

5.0 x16

Chip

Chip

Blackwell (GB202)

Blackwell (GB203)

Blackwell (GB203)

Blackwell (GB205)

Clock do GPU

Clock do GPU

2017 MHz

2295 MHz

2300 MHz

2165 MHz

Clock do GPU (Turbo)

Clock do GPU (Turbo)

2407 MHz

2617 MHz

2452 MHz

2510 MHz

Especificações das Memórias

Tecnologia da RAM

Tecnologia da RAM

GDDR7

GDDR7

GDDR7

GDDR7

Interface de largura de BUS

Interface de largura de BUS

512-bit

256-bit

256-bit

192-bit

Quantidade de RAM

Quantidade de RAM

32 GB

16 GB

16 GB

12 GB

Clock das memórias

Clock das memórias

1750 MHz

1875 MHz

1750 MHz

1750 MHz

Clock efetivo das memórias

Clock efetivo das memórias

28 Gbps

30 Gbps

28 Gbps

28 Gbps

Largura de banda

Largura de banda

1.79 GB/s

960 GB/s

896 GB/s

672 GB/s

Características Gerais

Shading Units

Shading Units

21760

10752

8960

6144

TMUs

TMUs

680

336

280

192

ROPs

ROPs

192

128

96

64

Pixel Rate

Pixel Rate

423,6 GPixel/s

335 GPixel/s

235.4 GPixel/s

160.6 GPixel/s

Texture Rate

Texture Rate

1.637 GTexel/s

879.3 GTexel/s

686.6 GTexel/s

481.9 GTexel/s

Performance de pontos flutuantes FP16

Performance de pontos flutuantes FP16

104.8 TFLOPS

56.28 TFLOPS

43.94 TFLOPS

30.84 TFLOPS

Design

Tipo de Slot

Tipo de Slot

Dual slots

Dois Slots

Dois slots

Dois slots

Suporte à combinação de placas

Suporte à combinação de placas

NÃO

NÃO

NÃO

NÃO

Pinos de alimentação

Pinos de alimentação

1x 16 pinos PCIe 5.0

1x 16 pinos PCIe 5.0

1x 16 pinos PCIe 5.0

1x 16 pinos PCIe 5.0

Comprimento da placa

Comprimento da placa

304 mm

304 mm

304

TDP

TDP

575 W

360 W

300 W

250 W

Fonte recomendada

Fonte recomendada

1000 W

750 W

700 W

600 W

Conexões de vídeo

Conexões de vídeo

3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b

3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b

3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b

3x DisplayPort 2.1a, 1x HDMI 2.1b

Recursos

DirectX

DirectX

12 Ultimate

12 Ultimate

12 Ultimate

12 Ultimate

OpenCL

OpenCL

3.0

3.0

3.0

3.0

OpenGL

OpenGL

4.6

4.6

4.6

4.6

Shader

Shader

6.8

6.8

6.8

6.8

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