Quantos ROPs uma GeForce RTX 50 deve ter? Tudo sobre o problema
Nos últimos dias um problema tem assolado a NVIDIA e também os usuários de algumas placas de vídeo da linha GeForce RTX 50, especificamente a quantidade de ROPs de alguns modelos, que estão vindo com números abaixo do que deveriam. A NVIDIA já confirmou o problema que pode afetar vários fabricantes em diferentes modelos.
Desempenho de placas com menos ROPs pode ficar até 5% abaixo de um modelo normal
Nesse curto artigo mostramos o número de ROPs que cada GPU deve ter, como identificar de forma fácil se sua placa de vídeo RTX 50 tem esse problema e a solução. 😬
O problema da falta de ROPs e a solução
A quantidade de ROPs do GPU influencia diretamente na performance final da placa de vídeo, logo ter menos ROPs indica que a placa terá desempenho inferior a modelos com a quantidade correta.
Como exemplo, algumas placas GeForce RTX 5090 que deveriam ter 176 ROPs estão vindo com 168 ROPs. Esse número pode entregar desempenho 4 a 5% abaixo do normal, pouco para uma RTX 5090, mas de longe algo a ser remediado. Vale destacar também que a queda de desempenho pode ser mais representativa em placa com uma quantidade total de ROPs inferior, como é o caso de uma GeForce RTX 5070 Ti.
Placa RTX 5090 da Gigabyte com o problema / TechPowerUp
NVIDIA: “Depois de mais investigações, identificamos que uma build do início da produção das GPUs RTX 5080 também foi afetada pelo mesmo problema. Consumidores afetados podem contatar a fabricante de suas placas para uma substituição.”
A solução é trocar a placa
De acordo com a NVIDIA, a solução para quem comprar uma placa de vídeo com GPU da linha GeForce RTX 50 com quantidade de ROPs inferior ao correto, é entrar em contato com o fabricante a fim de uma substituição.
O problema ainda é desconhecido e não tem uma solução via software, como atualização de BIOS. Outro detalhe é que acontece com placas de vídeo de vários fabricantes como é possível ver nessa publicação do TechPowerUp, entre eles Gigabyte, MSI, Palit e Zotac.
Não tivemos problemas com as placas que analisamos até o momento, sendo uma Gigabyte RTX 5090 Master Ice e uma ZOTAC RTX 5080 Solid.
Quantidade de ROPs das GPUs GeForce RTX 50
Abaixo a quantidade de ROPs que cada GPU GeForce RTX 50 deve ter. Por enquanto as placas que apresentaram mais problemas de acordo com reports são justamente as mais caras, baseadas no GPU GeForce RTX 5090 e RTX 5090D (essa última comercializada apenas na China).
Em todos os casos as placas vem com 8 ROPs a menos do que deveriam na contagem total
GeForce RTX 5090: 176 ROPs (estão vindo com 168 ROPs)
GeForce RTX 5090D: 176 ROPs (estão vindo com 168 ROPs)
GeForce RTX 5080: 112 ROPs (estão vindo com 104 ROPs)
GeForce RTX 5070 Ti: 96 ROPs (estão vindo com 88 ROPs)
Vale destacar que ainda não foi reportado casos de problemas com placas usando o GPU GeForce RTX 5070. Se acontecer, a placa que deve ter 64 ROPs pode ficar com apenas 56 ROPs, uma queda de 12,5 % que pode afetar mais o desempenho do que em placas como a RTX 5090.
Como conferir quantos ROPs tem sua placa de vídeo
O processo para conferir a quantidade de ROPs é bastante simples, basta abrir o aplicativo GPU-Z que a quantidade de ROPs aparece na tela principal na aba “Graphics Card” como mostra na print abaixo.
Veja o nome da placa através da seta, e mais abaixo a quantidade de ROPs/TMUs no campo circulado em vermelho. Essas prints são das placas que testamos, que trazem os números corretos.
Vale destacar que o GPU-Z é um aplicativo muito interessante para conferir vários outros detalhes do seu GPU e placa de vídeo, seja um desktop ou mesmo notebook. Tenho um artigo bem completo que entro em detalhes do que esse software, vale a pena conferir.
Placas RTX 5090 e RTX 5080 que testamos não tinham o problema
Muitos nem irão saber do problema
Certamente pela quantidade de entusiastas e pela quantidade de pessoas que compram uma placa de vídeo e não se importam com especificações técnicas, tão pouco com 5% de desempenho a mais ou a menos, muitos sequer vão saber que suas placas de vídeo tem um problema técnico desse tipo.
Como colocado acima, um problema que sequer é um problema para muitos, mas do ponto de vista lógico incomoda, principalmente que sabemos do problema e que gostamos de hardwares.
Abaixo as tabelas completas das placas GeForce RTX 50 modelos referência da NVIDIA.
Comparativo
Preço de Lançamento
Preço de Lançamento
06/01/2025
06/01/2025
20/02/2025
05/03/2025
Preço Atualizado
Preço Atualizado
30/01/2025
Comprar
31/01/2025
Comprar
21/02/2025
Comprar
–
Especificações da GPU
Processo de fabricação
Processo de fabricação
5 nm
5 nm
5 nm
5 nm
PCI-Express bus
PCI-Express bus
5.0 x16
5.0 x16
5.0 x16
5.0 x16
Chip
Chip
Blackwell (GB202)
Blackwell (GB203)
Blackwell (GB203)
Blackwell (GB205)
Clock do GPU
Clock do GPU
2017 MHz
2295 MHz
2300 MHz
2165 MHz
Clock do GPU (Turbo)
Clock do GPU (Turbo)
2407 MHz
2617 MHz
2452 MHz
2510 MHz
Especificações das Memórias
Tecnologia da RAM
Tecnologia da RAM
GDDR7
GDDR7
GDDR7
GDDR7
Interface de largura de BUS
Interface de largura de BUS
512-bit
256-bit
256-bit
192-bit
Quantidade de RAM
Quantidade de RAM
32 GB
16 GB
16 GB
12 GB
Clock das memórias
Clock das memórias
1750 MHz
1875 MHz
1750 MHz
1750 MHz
Clock efetivo das memórias
Clock efetivo das memórias
28 Gbps
30 Gbps
28 Gbps
28 Gbps
Largura de banda
Largura de banda
1.79 GB/s
960 GB/s
896 GB/s
672 GB/s
Características Gerais
Shading Units
Shading Units
21760
10752
8960
6144
TMUs
TMUs
680
336
280
192
ROPs
ROPs
192
128
96
64
Pixel Rate
Pixel Rate
423,6 GPixel/s
335 GPixel/s
235.4 GPixel/s
160.6 GPixel/s
Texture Rate
Texture Rate
1.637 GTexel/s
879.3 GTexel/s
686.6 GTexel/s
481.9 GTexel/s
Performance de pontos flutuantes FP16
Performance de pontos flutuantes FP16
104.8 TFLOPS
56.28 TFLOPS
43.94 TFLOPS
30.84 TFLOPS
Design
Tipo de Slot
Tipo de Slot
Dual slots
Dois Slots
Dois slots
Dois slots
Suporte à combinação de placas
Suporte à combinação de placas
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO
Pinos de alimentação
Pinos de alimentação
1x 16 pinos PCIe 5.0
1x 16 pinos PCIe 5.0
1x 16 pinos PCIe 5.0
1x 16 pinos PCIe 5.0
Comprimento da placa
Comprimento da placa
304 mm
304 mm
304
–
TDP
TDP
575 W
360 W
300 W
250 W
Fonte recomendada
Fonte recomendada
1000 W
750 W
700 W
600 W
Conexões de vídeo
Conexões de vídeo
3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b
3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b
3x DisplayPort 2.1b, 1x HDMI 2.1b
3x DisplayPort 2.1a, 1x HDMI 2.1b
Recursos
DirectX
DirectX
12 Ultimate
12 Ultimate
12 Ultimate
12 Ultimate
OpenCL
OpenCL
3.0
3.0
3.0
3.0
OpenGL
OpenGL
4.6
4.6
4.6
4.6
Shader
Shader
6.8
6.8
6.8
6.8