DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

5 dicas para manter a segurança do seu cartão de crédito no Carnaval

O Carnaval é um momento de diversão e folia, mas a ocasião também exige cautela. Grandes aglomerações facilitam a ação de golpistas, que podem se aproveitar da movimentação de foliões para praticar golpes — especialmente os relacionados ao cartão de crédito.

Carnaval: 6 dicas de segurança para aplicativos de banco Carnaval 2025: veja os golpes mais praticados na folia e como se proteger

Pensando nisso, o Canaltech reuniu, na lista a seguir, cinco dicas para manter o item seguro no Carnaval. Acompanhe.

Como proteger o cartão de crédito no Carnaval

Confira as dicas:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cuidado com o golpe da maquininha Configure limites para pagamento por aproximação Ative as notificações do banco Atenção às senhas Fique de olho no golpe da troca de cartão

1. Cuidado com o golpe da maquininha

Sempre observe os valores pagos no visor antes de inserir a senha e desconfie de displays ocultos ou quebrados na hora de acertar uma compra (Imagem: Maquineta Celcoin)

A agilidade nos pagamentos é uma necessidade no Carnaval, e os pagamentos via cartão — principalmente os que são realizados por aproximação — facilitam compras de alimentos e bebidas em lojas e barraquinhas. Contudo, golpistas podem se aproveitar dessa facilidade para aplicar fraudes contra clientes, passando valores maiores do que deveriam. 

Por isso, na hora de pagar, preste atenção no display para conferir o valor da compra na maquininha antes de efetuar o pagamento. Além disso, desconfie de visores que estejam quebrados ou bloqueados: essa é outra tática usada por criminosos para fraudar transações com cobranças exorbitantes, impedindo que o usuário confirme o valor da compra antes do pagamento.

2. Configure limites para pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação agiliza o processo e protege senhas, mas abre novas vias de fraudes que exigem atenção dos usuários (Imagem: Divulgação/Itaú)

Seja pelo próprio cartão ou através do celular, o pagamento por aproximação traz uma comodidade extra na hora de efetuar pagamentos, principalmente durante a folia. No entanto, o seu uso também pode trazer riscos associados, já que não é necessário confirmar a senha para concluir a compra. 

Sendo assim, uma alternativa que pode mitigar possíveis prejuízos ao usar o modo de pagamento sem contato é criar limites para as transações. Dessa forma, você pode indicar um valor máximo que pode ser pago por aproximação sem a confirmação de senha. Quando esse valor for ultrapassado, será necessário confirmar o PIN

3. Ative as notificações do banco

Outra dica que pode ser bastante útil para monitorar os gastos na folia e rastrear possíveis fraudes com o cartão consiste em ativar as notificações do banco. Apesar de ser uma tarefa simples, ela permite que você fique atento a extratos ou cobranças adicionais que podem ter sido realizadas, para, assim, efetuar o bloqueio do plástico caso note alguma compra suspeita.

4. Atenção às senhas

Fique atento aos arredores na hora de digitar a senha e não anote códigos na carteira ou no próprio cartão de crédito (Imagem: Pexels/Karolina Grabowska)

Na hora de realizar o pagamento em um comércio ou para um ambulante, proteja suas informações e confirme que ninguém ao seu redor está de olho na máquina para conferir a senha que foi digitada, inclusive o próprio vendedor. Muitas vezes, obter o código desta maneira é o primeiro passo para que um furto ou roubo posterior aconteça.

Além disso, aqui, valem algumas dicas básicas não só para o Carnaval:

Jamais anote a senha no próprio cartão ou em um papel na carteira ou na capinha do celular; Evite utilizar datas de nascimento, trechos de documentos ou números sequenciais, preferindo combinações aleatórias que trarão mais segurança em caso de perda, roubo ou furto.

5. Fique de olho no golpe da troca de cartão

Caso o vendedor peça que o cartão seja entregue para pagamento, se certifique de recebê-lo de volta após o processo, em vez do de outra pessoa (Imagem: Pexels/energepic.com)

Um golpe comum na folia é o da troca de cartões, com o comerciante pedindo o cartão da possível vítima para inserir na maquininha e, depois, entregando outro plástico (muitas vezes, do mesmo banco). Durante a troca, um comparsa anota a senha digitada pela vítima e, assim, com acesso ao cartão e ao PIN, o plástico pode ser usado pelos criminosos. 

Uma dica simples e eficaz para impedir que esse tipo de golpe aconteça consiste em colar um adesivo no cartão ou fazer algum tipo de marca no plástico. Assim, você pode identificá-lo mais facilmente caso haja a troca dos itens. Além disso, atenção é fundamental: fique de olho caso o vendedor peça o plástico, e garanta, antes de ir embora, estar com o correto em mãos.

O que fazer ao ter o cartão de crédito roubado no Carnaval?

Ao perceber que teve o cartão roubado ou furtado, entre em contato com o banco ou com a operadora que emitiu o plástico para solicitar o bloqueio do cartão o quanto antes.

Conteste eventuais transações que já tenham sido feitas pelos criminosos e registre um boletim de ocorrência. Além disso, também é importante monitorar as transações da conta para se certificar de que o plástico não está mais em uso.

Veja mais do Canaltech:

Fantasia de carnaval: 5 apps para te ajudar a buscar inspirações Quando é o Carnaval? Veja como adicionar a data no calendário do celular Como encontrar pontos de hidratação nos blocos de Carnaval

Assista ao vídeo e saiba tudo sobre o novo “modo ladrão” do Android: 

 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box