Beber água demais pode causar intoxicação?
Embora a água seja essencial para a saúde, beber em excesso pode ser prejudicial, causando uma condição rara chamada intoxicação hídrica, como explica um artigo do IFL Science.
Isso ocorre quando o corpo ingere mais água do que os rins podem eliminar, diluindo o sangue e reduzindo a concentração de eletrólitos, como o sódio.
Essa diluição pode levar ao inchaço das células, inclusive nas células cerebrais, o que aumenta a pressão no cérebro e pode afetar seu funcionamento. Embora raro, em casos graves, a intoxicação hídrica pode ser fatal.
Leia mais:
Água com ou sem gás: o que é mais saudável?
Hidrolipo: entenda o procedimento, os benefícios e os riscos para a saúde
Água subterrânea da Terra pode ficar muito quente para ser potável no futuro
Quais os sintomas da intoxicação por água
A intoxicação hídrica é mais comum em situações como o excesso de hidratação de atletas de resistência ou usuários de MDMA (ecstasy), que podem beber demais sem repor eletrólitos, resultando em hiperidratação.
Os sintomas incluem dor de cabeça, tontura, confusão, fadiga, inchaço, náusea, vômito e cãibras.
Em casos graves, pode levar a convulsões, coma ou até morte.
O tratamento geralmente começa com a interrupção da ingestão de água e administração intravenosa de solução salina hipertônica para equilibrar os níveis de sódio. O tempo de recuperação depende da gravidade do caso.
A prevenção da intoxicação hídrica envolve ouvir principalmente o corpo. Em vez de seguir diretrizes fixas, como “oito copos por dia”, é mais importante beber quando a sede aparecer e interromper o consumo caso surjam sintomas de sobrecarga, como dor de cabeça ou sensação de inchaço.
A cor da urina também pode ser um bom indicador: amarelo-claro é ideal, enquanto urina incolor pode sinalizar hidratação excessiva.
O post Beber água demais pode causar intoxicação? apareceu primeiro em Olhar Digital.