Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
Cada GPU tem suas próprias particularidades quando falamos de arquiteturas, tecnologias e recursos exclusivos. Assim como qualquer exclusividade, eles são um “plus” para quem busca um diferencial. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nos recursos que só são encontrados nas GPUs NVIDIA GeForce RTX e alguns outros que não são, mas o time verde faz melhor.
Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD? 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
A linha RTX trouxe diversas mudanças na forma como as placas de vídeo da NVIDIA são feitas. Essas novidades aconteceram — e ainda acontecem — tanto a nível de hardware como de software, e ambos andam de mãos dadas.
1. Núcleos Tensor
Um dos maiores exemplos são os núcleos voltados para processamento e treinamento de IA. Os núcleos Tensor estrearam com a arquitetura Volta e, logo em seguida, com a arquitetura Turing, presente nas GeForce RTX 20. Apesar do grande foco em games com o DLSS inicialmente, o recurso também pode ser usado em outras aplicações que envolvam Inteligência Artificial.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A NVIDIA não é mais a única a oferecer esse tipo de tecnologia em placas de vídeo, embora seja a pioneira com mais vantagens, já que a Intel conta com os núcleos XMX para o mesmo fim. Em breve, a AMD será a terceira player oferecendo esse tipo de recurso com as GPUs Radeon RX 9000.
A atual geração GeForce RTX 50 conta com a mais implementação dos núcleos Tensor (Imagem: NVIDIA/Divulgação)
2. Maior desempenho em ray tracing
Apesar de não ser algo exclusivo das placas de vídeo GeForce RTX, a NVIDIA é quem entrega o melhor desempenho quando falamos de ray tracing com seus núcleos RT. Aliado às vantagens do DLSS, algo que o próprio CEO da empresa criou, as GPUs intermediárias e high-end conseguem entregar boa taxa de quadros mesmo em jogos com path tracing, que é a maior implementação de efeitos com ray tracing, em resoluções altas.
A mesma tecnologia também está presente nas GPUs Intel Arc e AMD Radeon e, embora as rivais avancem a cada nova geração, o Time Verde também, e por isso continua oferecendo as melhores soluções quando falamos nesse tipo de recurso.
3. VRAM mais rápida
Com as duas últimas gerações de placas de vídeo, a NVIDIA oferece soluções com memória de vídeo mais rápida. Com a geração GeForce RTX 40 (Ada Lovelace), memórias GDDR6X foram usadas. Já com as RTX 50 (Blackwell), as memórias GDDR7, oferecendo ganhos significativos em velocidade, estrearam no mercado. Por isso é algo exclusivo das novas GPUs da NVIDIA até o momento.
Memórias com maior velocidade oferecem benefícios em diferentes cenários, desde jogos, passando por aplicações profissionais como edição de vídeo, até o processamento de IA.
4. NVIDIA Broadcast
A aplicação que pode ser usada para lives e videochamadas conta com o auxílio de Inteligência Artificial para o aprimoramento da qualidade dos vídeos e áudio. Essa melhoria acontece com remoção de ruído e eco do ambiente em sons, criação de cenário 3D com maior qualidade e a remoção de ruídos em vídeo, deixando a imagem mais limpa.
Além disso, existe ainda a tecnologia que faz com que a pessoa que está falando em vídeo esteja com o olhar focado na câmera, mesmo que ela não esteja na verdade, já que isso acontece através de IA.
O pacote de recursos NVIDIA Broadcast é ideal para criadores de conteúdo (Imagem: NVIDIA/Divulgação)
5. NVIDIA DLSS
Esse recurso é uma das maiores vantagens das placas de vídeo GeForce RTX. Disponível desde as RTX 20 com foco em upscaling de imagens via IA em jogos, o DLSS acabou se tornando uma suite com diferentes recursos, com alguns ainda exclusivos como o gerador de frames através de Inteligência Artificial. Embora a Intel tenha anunciado sua versão da tecnologia, ela ainda não está disponível em jogos.
Entre todas as aplicações similares, como o AMD FSR e o Intel XeSS, o NVIDIA DLSS é o que entrega a melhor qualidade de imagem, porque funciona através de uma rede neural que está sendo aprimorado 24 horas por dia há 6 anos. Por conta disso, as GPUs GeForce RTX conseguem entregar a melhor experiência quando falamos de upscaler e gerador de quadros.
Veja mais do CTUP:
6 games novos para jogar em fevereiro de 2025
Volta às aulas | Quais são os melhores notebooks para estudar em 2025
Leia a matéria no Canaltech.