DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Como configurar o ar-condicionado do jeito certo; economize sem passar calor

O ar-condicionado se torna ainda mais necessário quando o clima está muito quente, mas é preciso saber configurar o aparelho para economizar energia enquanto ele gela. São necessários diversos cuidados, desde o ajuste da temperatura e modo de uso até a escolha certa do ar-condicionado.

Como saber se um ar-condicionado gela rápido? Como economizar energia com o ar-condicionado, segundo o Inmetro

Antes de explicar como usar o ar-condicionado para gelar bem e economizar energia, é necessário reforçar a importância de comprar um modelo compatível com o tamanho do espaço. Pois, caso o ar-condicionado não seja suficiente para o cômodo, ele vai gastar mais energia para tentar resfriar o ambiente.

A conta para comprar o modelo certo é simples: multiplicar o metro quadrado por 600 a 800 BTUs. Por exemplo, para um cômodo de 20 m², o recomendado pelas fabricantes é um aparelho de, pelo menos, 12.000 BTUs.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

🚀 Clique para seguir o Canaltech Ofertas no WhatsApp e acompanhar ofertas de ar-condicionado

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal para utilizar o ar-condicionado é entre 23 °C e 26 °C no verão e 20 °C e 22 °C no inverno.

De acordo com o órgão, esta faixa proporciona o melhor conforto, com base em estudos científicos. 

Também é importante ressaltar que a variação térmica não deve ultrapassar 8 °C. Ou seja, caso a temperatura do ambiente seja 31 °C, a temperatura máxima que deve ser definida é de 23 °C. Essa é uma forma de evitar choque térmico e manter o bem-estar do corpo.

Para maior conforto, é importante testar a temperatura dentro do recomendado pela Anvisa. Assim, é possível chegar a um número ideal para cada pessoa, já que o clima pode variar conforme o calor, tamanho do ambiente e ventilação, por exemplo. Além disso, cada um possui uma sensibilidade para o calor.

21°C é uma temperatura recomendada no inverno (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Funções do ar-condicionado importam?

Quanto aos modos de uso do aparelho, a maioria dos aparelhos de ar-condicionado modernos conta com os seguintes modos:

“Cool” (frio); “Auto” (Automático); “Fan” (Ventilação); “Dry” (Desumidificação).

É interessante variar o tipo de uso conforme a necessidade, assim não é preciso diminuir drasticamente a temperatura.

Embora o modo auto ajuste automaticamente a operação, ele pode não ser o melhor para reduzir o consumo. Enquanto no Cool, é preciso cuidado para não manter a temperatura muito baixa e aumentar o gasto.

Já os modos Fan e Dry tendem a consumidor menos energia, pois o primeiro otimiza o uso para aumentar a ventilação e o segundo desumidifica ambientes úmidos.

Existe uma temperatura certa para economizar energia?

Recentemente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou medidas sobre como economizar energia com o ar-condicionado. O instituto recomenda definir a temperatura em 23 °C.

De acordo com o comunicado, esse número é ideal para equilibrar o conforto térmico e o consumo de energia.

Ainda mais quando levamos em conta que temperaturas muito baixas, como 16 °C, fazem com que o aparelho trabalhe mais, e, consequentemente, aumente a conta de luz.

Um ar-condicionado moderno costuma ser compatível com Alexa e Google Assistente, além de app próprio da fabricante para celular, como o LG Thinq (Imagem: Divulgação/LG)

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau reduzido no termostato do aparelho aumenta o consumo de energia em 3,5%.

Ou seja, caso o ar esteja em 23 °C, e o usuário aumente para 25 °C, existe uma economia de 7%.

Em suma, quanto menor a temperatura do ar-condicionado, maior o esforço necessário do aparelho e maior será o gasto no fim do mês. O Inmetro ainda destaca que diminuir muito a temperatura não faz o ar-condicionado gelar mais rápido.

Outros hábitos também podem contribuir para economizar energia, como realizar a manutenção regular, manter as portas e janelas bem fechadas para controlar a entrada de calor e usar a função “Sleep” para otimizar o uso durante o sono.

Qual ar-condicionado comprar para gelar rápido e economizar

A principal forma de saber se um ar-condicionado gela rápido é com base na potência de resfriamento dele.

Quanto maior a circulação de ar por hora, mais rápido o aparelho vai resfriar o ambiente.

Recentemente, listamos os ares-condicionados com melhor desempenho para comprar. Confira quais são, considerando a capacidade de 18.000 BTUs:

Ar-Condicionado Samsung Inverter WindFree Connect Quente/Frio; Ar-Condicionado Gree G-classic Inverter Quente/Frio; Ar-Condicionado Electrolux Color Adapt Quente/Frio; Ar-Condicionado Fujitsu Premium Airstage Inverter Quente/Frio; Ar-Condicionado Daikin EcoSwing Smart Gold R-32 Quente/Frio. Além de gelar rápido, o ar-condicionado Samsung Windfree disponibiliza métricas de consumo de energia (Imagem: Divulgação/Samsung)

Além da capacidade, os modelos compartilham a tecnologia inverter, que, por seu método de funcionamento constante, refrigera mais rápido e economiza mais energia que um ar-condicionado convencional.

Leia mais

Top 5 ares-condicionados que gelam mais rápido à venda no Brasil Ar-condicionado da Xiaomi que gela em 30 segundos | Quando ele chega ao Brasil? Ar-condicionado para quarto: 4 modelos ideais para o seu dormitório

VÍDEO: Ar-condicionado gasta muita energia?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box