DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Calor pode tornar área maior do que o Brasil inabitável nas próximas décadas

As mudanças climáticas tornarão algumas partes da Terra quentes demais para serem habitadas. Isso não é uma novidade para a ciência, mas agora um grupo de pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, revelou que a área afetada pode ser muito maior do que imaginava.

De acordo com o novo estudo, até 6% do território do nosso planeta se tornará extremamente hostil à vida humana nas próximas décadas. Isso representa uma área maior do que a do Brasil.

Efeitos das mudanças climáticas serão devastadores

Segundo os cientistas envolvido no trabalho, se a temperatura chegar a 2 °C acima da média pré-industrial, o calor seria tão intenso que não seria seguro nem mesmo para as pessoas mais jovens e saudáveis.

Nessas condições, apenas cerca de 35% do planeta serão considerados seguros para pessoas com mais de 60 anos, por exemplo.

Os pesquisadores explicam que o calor será tão extremo que a exposição prolongada ao ar livre, mesmo na sombra, com brisa forte e boa hidratação, poderia causar insolação letal.

Em outras palavras, o calor poderia matar.

As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Nature Reviews Earth and Environment.

Algumas partes da Terra ficarão muito quentes para os humanos (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Leia mais

O planeta que poderia ter tornado a Terra inabitável

Brasil pode ficar ‘inabitável’ em 50 anos, alerta Nasa

Fim do mundo? Simulações revelam destino sombrio da Terra

Número de mortes pelo calor extremo deve aumentar

Durante a pesquisa, a equipe definiu os limites incompensáveis de calor como aqueles nos quais a temperatura corporal humana aumenta incontrolavelmente. Já os limites insuperáveis envolvem a temperatura central do corpo aumentar para 42 °C em até seis horas.

Entre 1994 e 2023, as tolerâncias térmicas humanas, a combinação de temperatura e umidade acima da qual o corpo humano não consegue lidar, foram ultrapassadas em cerca de 2% da área terrestre global para adultos com menos de 60 anos. Mais de 20% da superfície terrestre da Terra ultrapassou esse limite para adultos mais velhos, que são mais vulneráveis ao estresse térmico.

Pessoas com mais de 60 anos são as mais suscetíveis ao calor extremo (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Se o pior cenário se confirmar, o calor insuportável também começaria a emergir como uma ameaça para adultos mais jovens nas regiões subtropicais mais quentes. Certas regiões correm mais risco de cruzar os limites críticos de incompensabilidade e insuportabilidade, com pessoas na África Saariana e no sul da Ásia sendo as mais expostas.

Desde 2000, mais de 260 mil mortes relacionadas ao calor foram registradas em todo o mundo. A grande maioria, cerca de 200 mil, foram provocadas por apenas três eventos extremos, em 2003, 2010 e 2022. Os números de óbitos, no entanto, devem aumentar drasticamente nas próximas décadas.

O post Calor pode tornar área maior do que o Brasil inabitável nas próximas décadas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box