NetEase quase cancelou Marvel Rivals porque não queria pagar a Disney
Lançado em dezembro de 2024, Marvel Rivals conseguiu um feito raro para um jogo como serviço atual ao se tornar bastante popular em questão de pouco tempo. No entanto, uma reportagem da Bloomberg publicada na última sexta-feira (21) afirma que o game quase foi cancelado pela NetEase.
Quem seria responsável por isso é o CEO William Ding, que está buscando meios de diminuir os custos de operação da companhia. Indisposto a pagar à Disney os custos de licenciamento de seus heróis, ele teria orientado as equipes de criação do game a criar designs de personagens originais — o que acabou custando milhões de dólares em trabalho que nunca foi aproveitado.
Foto: Divulgação/NetEase
A NetEase acabou desistindo da ideia e manteve sua parceria com a Disney, que resultou em um game de bastante sucesso. Desde que foi lançado, Marvel Rivals já conquistou mais de 40 milhões de jogadores ao redor do mundo e rendeu à companhia chinesa pelo menos US$ 200 milhões em receitas.
Marvel Rivals quase sofreu com mudanças na NetEase
Publicamente, a NetEase nega o episódio e afirmou que nunca cogitou deixar de lado os heróis conhecidos de Marvel Rivals. Em um comunicado enviado à Bloomberg, a empresa afirmou que mantém uma parceria próxima com a Disney desde 2017, que resultou em vários produtos de sucesso.
Foto: Divulgação/NetEase
A reportagem revela que o quase cancelamento game é resultado de uma série de mudanças de políticas instituídas por Ding. Se em um passado recente a companhia apostou em uma expansão para fora da China como forma de crescer, agora o executivo decidiu fazer o caminho contrário e se focar em jogos de sucesso produzidos dentro do país.
Esse inclusive foi um dos motivos pelos quais, apesar do sucesso de Marvel Rivals, a equipe de Seattle dedicada ao game foi cortada recentemente. Fatores como possíveis tarifas e restrições maiores na colaboração entre diferentes locais do mundo também fazem parte dos motivos por trás da decisão.
Fonte: Bloomberg