DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

ASUS fica no topo e Lenovo fica por último em ranking de reparabilidade de notebooks

Um grupo de pesquisa voltado para os interesses do consumidor nos Estados Unidos lançou sua edição deste ano para o ranking das marcas que oferecem notebooks mais fáceis de se consertar. A ASUS conseguiu a primeira posição, com os dispositivos mais reparáveis, enquanto a Lenovo ficou por último – atrás até mesmo da Apple.

Há um motivo específico para o posicionamento da Lenovo que não tem muito a ver com a facilidade ou dificuldade de consertar seus notebooks. A empresa, na verdade, foi “desqualificada”, ao não oferecer modelos suficientes de notebook para o registro. Foi cadastrado apenas um.

O grupo responsável pelo ranking é o PIRG, dos Estados Unidos, que usa também o índice de reparabilidade da França para obtenção de seus dados. Espera-se que no ano que vem esse índice seja substituído por um novo sistema consolidado de toda a Europa, que deve oferecer mais informações e, talvez, reposicionar a Lenovo.

Fonte: PIRG

Como mostra a tabela acima, o PIRG avalia diversos aspectos da reparabilidade de um notebook, e depois oferece uma nota final média para cada marca, em forma de letra. O ranking final de 2025 ficou da seguinte forma:

ASUS: A-

Acer: B+

Dell: B-

Microsoft: B-

Samsung: B-

HP: C

Apple: C-

Lenovo: F

Lenovo superou a Apple em reparabilidade no ano passado

A nova classificação do PIRG mostra a inconsistência das empresas em oferecer dados sobre a reparabilidade de seus notebooks. No ano passado, 2024, a Lenovo teve o registro de pelo menos 6 modelos, suficiente para a empresa não ser “desclassificada” e já aparecer na frente da Apple.

Fonte: PIRG

Na verdade, o ranking pouco mudo em relação a 2024. As colocações foram basicamente as mesmas, com notas levemente melhores para cada companhia (menos a HP e a Lenovo). A principal diferença e a introdução da Samsung no ranking deste ano.

Notícias relacionadas:

Lenovo liderou vendas de PCs no mundo em 2024; veja top 5

ROG Flow Z13 2025 tem preço oficial anunciado pela ASUS; confira os detalhes

Intel propõe mais modularidade em notebooks e PCs para reduzir lixo eletrônico

A possibilidade de fazer reparos em computadores faz-se importante não apenas para ajudar o consumidor a economizar, mas também para aumentar a longevidade dos dispositivos a fim de diminuir a quantidade de lixo eletrônico produzido anualmente pelo mundo.

Via: Ars Technica

Facebook Comments Box