Microsoft afirma que IA vai impactar os games da forma que CGs mudaram filmes
Bastante interessada no sucesso da inteligência artificial, dado o grande investimento que fez na OpenIA, a Microsoft acredita que ferramentas do tipo vão ser responsáveis por uma grande revolução no mundo dos games. Segundo o atual CEO da companhia, Satya Nadella, soluções como o Muse vão ser tão importantes quanto a chegada da computação gráfica (CG) foi para o mundo do cinema.
A declaração foi feita pelo executivo em uma entrevista ao podcast de Dwakesh Patel, na qual ele confirmou que o Muse ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. O executivo explica que aquilo que foi mostrado publicamente esta semana é o equivalente ao ChatGPT demonstrando sua capacidade de criar poucas frases.
Segundo a Microsoft, sua nova ferramenta generativa pode ser treinada com jogos pré-existentes para copiar seus visuais, sons e sistemas de gameplay. A empresa afirma que a solução é uma ótima forma de ajudar na prototipagem de jogos, bem como para garantir que experiências antigas possam ser adaptadas a hardwares mais atuais.
Foco inicial da Microsoft vai ser em jogos antigos
Durante a entrevista, Nadella deixou claro que o foco inicial da Microsoft com o Muse vai ser em jogos antigos. Assim como aconteceu com Bleeding Edge, da Ninja Theory, eles vão ser usados como material para o treinamento da inteligência artificial generativa, que a partir deles vai conseguir derivar novos elementos de gameplay.
“O que me deixa animado é que, em breve, lançaremos um catálogo de jogos que vamos usar para treinar esses modelos para gerar conteúdos e depois começar a jogá-los. É como o momento da computação gráfica, mesmo para o longo prazo”, afirmou. Ele também afirmou que, para a companhia, o impacto real da IA vai ser medido por sua capacidade de mudar a economia e ajudar em seu crescimento.
O interesse de Nadella pelo Muse é justificado pelos grandes investimentos que a Microsoft fez na área, que será beneficiado por cada vez mais pessoas acreditando que vale a pena usar novas ferramentas. No entanto, desenvolvedores entrevistados pela Wired revelam que a IA ainda encontra grandes resistência entre criadores de jogos e só é realmente empolgante para quem está em cargos de gerência.
Fonte: PC Gamer