Meta confirma projeto para o maior cabo submarino do mundo, que vai passar pelo Brasil
A Meta confirmou rumores do final do ano passado de que pretende construir o maior cabo submarino do mundo. Chamado oficialmente de Projeto Waterworth, o cabo vai acabar medindo mais do que rumores indicavam, alcançando 50.000km – tamanho de sobra para dar a volta ao mundo.
A dona do Facebook já revelou também um mapa dos pontos por onde o cabo vai passar. Saindo da costa leste dos Estados Unidos, o Waterworth tem um ponto no nordeste do Brasil, depois vai para a África do Sul, faz uma parada na Índia e segue para um ponto não específico próximo à Oceania. Por fim, o cabo termina na costa oeste de seu país de origem.
Fonte: Meta
“O Projeto Waterworth vai ser um investimento multibilionário de múltiplos anos para fortalecer a escala e confiabilidade das rodovias digitais do mundo, por abrir três novos corredores oceânicos com conectividade abundante de alta velocidade, necessária para impulsionar a inovação em IA ao redor do mundo”, diz a Meta em seu post oficial.
A Meta ainda não fala de valores para o projeto, como podemos ver na declaração acima. No vazamento do projeto, entretanto, falava-se no valor de US$ 10 bilhões, o que certamente é um investimento “multibilionário”.
O que o cabo submarino da Meta pode significar para o Brasil?
Como a Meta acabou de fazer o anúncio oficial do Projeto Waterworth, a empresa ainda não ofereceu muitos detalhes concretos do que podemos esperar do maior cabo submarino do mundo. Não sabemos, por exemplo, o impacto podemos esperar de sua passagem pelo Brasil.
Fonte: Wikimedia Commons
Usando a Índia como exemplo, a Meta diz que o projeto vai “ajudar a acelerar o progresso em infraestrutura digital e apoiar os planos ambiciosos do país para sua economia digital”.
Notícias relacionadas:
Meta teria projeto de US$ 10 bilhões para a maior rede de cabos submarinos do mundo
Finlândia encontra marcas de arrasto de âncora perto de cabos submarinos danificados
Rússia pode atacar cabos submarinos e provocar apagão global na internet
Novamente, a empresa não fala de maneira explícita, mas aparentemente podemos esperar projetos dos governos dos países com a Meta pelos locais onde seu cabo vai passar.
Fonte: Meta