DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Beber muito café pode aumentar o risco de doenças cardíacas

Beber muito café pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Essa é a descoberta de um estudo promovido pela Peking Union Medical College, na China. Os pesquisadores compararam água, chá e café para verificar os benefícios e malefícios para a saúde do coração.

Café fake? Entenda o que é a mistura “sabor café” que viralizou nas redes O melhor horário para tomar café, segundo a ciência

O estudo descobriu duas coisas importantes: beber água pode proteger dos riscos de doenças cardiovasculares; café e chá têm o efeito oposto, ou seja: aumentam a possibilidade de se adquirir uma dessas condições futuramente. No entanto, esse dado está relacionado ao alto consumo (mais de seis xícaras por dia).

Uma observação do estudo é que o consumo de café e chá atenuou parcialmente os benefícios da água, mas não os negou totalmente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os pesquisadores também perceberam uma diferença entre o sexo das pessoas, no que diz respeito às associações entre ingestão de café e chá e o risco de desenvolver essas doenças: as mulheres foram mais afetadas do que os homens em todas as investigações.

Comparadas aos homens, as mulheres possuem um cromossomo X adicional, o que pode resultar em variações na expressão genética e nos resultados funcionais dentro do sistema cardiovascular. Dados da literatura sugerem que as mulheres apresentam uma incidência duas vezes maior de mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares em comparação aos homens, indicando que o sexo biológico é um determinante crítico na gravidade da doença.

Por que a água protege de doenças cardiovasculares?

Como nos mostra o estudo, beber água com a frequência adequada pode desempenhar um papel fundamental na saúde cardiovascular, já que as pessoas que consumiam maiores quantidades diárias de água apresentaram um risco reduzido de desenvolver tais condições.

Isso ocorre porque a água auxilia na regulação da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e contribui para a manutenção da função dos vasos sanguíneos. Manter-se bem hidratado também pode ajudar a reduzir a viscosidade do sangue, diminuindo o risco de coágulos que podem levar a eventos cardíacos adversos, como infarto e AVC.

Por que o café aumenta esse risco?

Por enquanto, a teoria dos pesquisadores sobre o aumento do risco é que isso pode estar relacionado à cafeína, que eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de impactar a regulação dos vasos sanguíneos.

Beber muito café pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares (Imagem: Andrew Neel/Pexels)

O consumo exagerado também pode interferir na hidratação e em outros hábitos saudáveis, como o sono, que é essencial para a saúde do coração. Assim, moderação é a chave para aproveitar os benefícios do café e do chá sem comprometer a saúde cardiovascular. 

As novas informações estão disponíveis na revista científica Frontiers in Nutrition

Outros riscos do café

Além do impacto no coração, o consumo excessivo de café pode trazer outros riscos para a saúde. Pesquisas indicam que ingerir grandes quantidades da bebida pode prejudicar a capacidade de aprendizado, afetando a plasticidade cerebral e dificultando a assimilação de novas informações.

Isso acontece porque a cafeína em excesso pode interferir na qualidade do sono, que é essencial para a consolidação da memória.

Outro fator preocupante é que a cafeína pode aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares em pessoas hipertensas.

Um estudo revelou que indivíduos com pressão arterial elevada que constumavam beber muito de café tinham maior probabilidade de sofrer complicações cardíacas graves. Isso sugere que, para quem já tem predisposição a problemas cardiovasculares, o controle no consumo de café deve ser ainda mais rigoroso.

Leia também:

Qual a origem do café? O café não te dá mais energia, mas te empresta — e o preço é pago em cansaço

VÍDEO | MOLHE O CAFÉ ANTES DO PREPARO

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box